O Campeonato Brasileiro da Série B acaba neste domingo (23) com um clássico disputando o troféu. Isso porque tanto o Coritiba quanto o rival Athletico podem ser campeões, com ligeira vantagem para o Coxa, que está primeiro com 65 pontos, enquanto o Furacão soma 62, em segundo.
Por conta dessa emocionante disputa entre os paranaenses, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) vai levar dois troféus para os confrontos finais. O Coritiba visita o Amazonas no Estádio Carlos Zamith e o Athletico recebe o América-MG na Ligga Arena. Os dois duelos serão no mesmo horário, às 16h30 (DF).
Para ser campeão, o Coritiba pode até mesmo perder o seu jogo, desde que o Athletico não vença. O Furacão tem a situação mais complicada, pois precisa ganhar o jogo de qualquer forma e ainda torcer para o tropeço do rival, levando o caneco pelo critério de desempate, o número de vitórias, hoje com 18 para cada um.
Briga também no acesso
A emoção não está somente no título da competição. A última rodada tem cinco times com possibilidade de garantir o acesso à primeira divisão nacional. Além do Athletico, também estão na briga: Criciúma, Goiás, Chapecoense e Remo. Até agora, somente o líder Coritiba está matematicamente garantido na elite de 2026.
Em terceiro lugar, com 61 pontos, o Criciúma enfrenta o Cuiabá na Arena Pantanal e pode até perder o jogo que se garante na primeira divisão, desde que os demais não vençam seus compromissos. A situação é a mesma em caso de empate.
Em quarto lugar, também com 61 pontos, o Goiás faz o jogo direto contra Remo no Estádio Mangueirão, por sua vez, sexto colocado com 59 pontos. Se o Esmeraldino vencer, está na elite, em caso de derrota, quem pode avançar é o próprio paraense, mas o acesso fica na dependência de outro confronto. Em caso de empate, os goianos são beneficiados.
Entre eles está a Chapecoense, em quinto com 59 pontos, porém, com 17 vitórias, duas a mais que o Remo e por isso fica na frente na tabela. Os catarinenses precisam vencer o Atlético-GO na Arena Condá e ainda torcer para os outros perderem. Todos os jogos serão no mesmo horário.
Quem escapa do rebaixamento?
Até agora, três times já estão matematicamente rebaixados para a terceira divisão nacional: Paysandu, em 20º, com 28 pontos; Volta Redonda, em 19º com 36; e Amazonas, em 18º também com 36. A última tem três times na briga: Ferroviária, Botafogo (SP) e Athletic Clube.
Destes, a Ferroviária está em 17º, com 40 pontos, e precisa vencer o Operário, no Estádio Germano Krüger, e ainda torcer para o tropeço de um dos dois para conseguir se manter na segundona, já que o time paulista só tem oito vitórias, contra 10 e 11 dos concorrentes.
O Botafogo é o 16º, com 41, e joga o Avaí na Arena Nicnet. Já o Athletic Club, em 15º com os mesmos 41 pontos, recebe o Paysandu na Arena Sicredi. Ambos os times podem até perder ou empatar, desde que a Ferroviária não vença.











