30.8 C
Campo Grande
domingo, 23 de novembro, 2025
spot_img

Vestibular da UEMS aborda identidade e cultura sul-mato-grossense em redação

Tema convida candidatos a refletirem sobre desafios históricos e impactos sociais no estado

O vestibular da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), aplicado neste domingo (23), trouxe como tema de redação a reflexão sobre os “Aspectos identitários decorrentes da dificuldade mencionada para a população e a cultura do estado sul-mato-grossense”, conforme divulgado pela Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura). A proposta convidou os candidatos a analisarem como desafios históricos e sociais impactaram a formação cultural e social do estado.

Ao todo, 7.360 estudantes se inscreveram para concorrer a vagas em 42 cursos distribuídos por todo o território sul-mato-grossense. Os portões se fecharam às 8h e a prova tem duração prevista de cinco horas.

As avaliações estão sendo aplicadas em diferentes municípios, incluindo Amambai, Aquidauana, Bataguassu, Campo Grande, Cassilândia, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Glória de Dourados, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.

Além do vestibular tradicional, a UEMS oferece o Pró-UEMS, um processo seletivo que dispensa a prova e considera as notas do Enem dos últimos 10 anos. Segundo o pró-reitor Walter Guedes, este processo é voltado a 26 cursos, e as inscrições seguem abertas até 18 de janeiro.

A universidade reforça que nenhum candidato paga taxa de inscrição, seja pelo vestibular ou pelo Pró-UEMS, e todos têm acesso às bolsas oferecidas, que incluem oportunidades de internacionalização, ensino, pesquisa, extensão e assistencialismo.

O tema da redação, centrado nos elementos identitários e nas dificuldades históricas da população sul-mato-grossense, reforça o compromisso da UEMS em estimular a reflexão crítica sobre a cultura regional e a diversidade do estado.

Fale com a Redação