A Prefeitura de Dourados segue investindo para garantir que o Aeroporto Regional de Dourados proporcione cada vez mais segurança aos passageiros, tripulantes, colaboradores e operadores da aviação que usam o Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira. O município capacitou os representantes da Administração do Aeroporto de Dourados, José Osman de Oliveira Silva, gerente da Base Dourados da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuaria (Infraero), e Juliano de Almeida Domingos, assessor especial de Aeroporto da Prefeitura de Dourados, durante o Simpósio de Segurança da Aviação, que aconteceu em Campo Grande.
Organizado pelo Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Campo Grande (DTCEA-CG), o simpósio teve como principal objetivo reforçar a segurança operacional no espaço aéreo, além de promover a troca de conhecimento entre controladores, pilotos e outros profissionais da aviação. “Outro ponto importante é que essa capacitação é fundamental para incentivar boas práticas do Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional, que é o conjunto estruturado de políticas, processos e procedimentos que permite às organizações da aviação gerenciar riscos de forma sistemática, proativa e preventiva”, explica Juliano de Almeida Domingos.
O Destacamento de Controle do Espaço Aéreo (DTCEA) de Campo Grande é uma unidade subordinada ao comando da Força Aérea Brasileira (FAB) responsável por serviços de navegação aérea, como controle de tráfego, telecomunicações, informação aeronáutica e meteorológica. O DTCEA opera dentro do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) para garantir a segurança do espaço aéreo e apoiar as atividades da Força Aérea Brasileira.
Criado com a missão de prestar os serviços de navegação aérea, sobretudo de controle de tráfego, telecomunicações, informação aeronáutica e meteorológica, o DTCEA de Campo Grande tem se capacitado cada vez mais para garantir a segurança e a eficiência da aviação na região. “Esse simpósio vai ao encontro justamente dessa missão, já que o Aeroporto Regional de Dourados, que voltou a operar voos comerciais desde setembro também faz parte dessa rede de apoio coberta pelo Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Campo Grande”, enfatiza Juliano de Almeida Domingos.

O DTCEA de Campo Grande faz parte do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), que é o órgão central do sistema de controle do espaço aéreo brasileiro e opera em conjunto com o Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), também subordinado ao Decea, unidade sediada em Curitiba, no Paraná, e que presta serviços de gerenciamento de tráfego aéreo, defesa aérea, informações aeronáuticas, meteorologia aeronáutica, telecomunicações aeronáuticas e busca e salvamento.
O CINDACTA II é um elo permanente do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (SISCEAB) e do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA). Atualmente é responsável pela Região de Informação de Voo (FIR) sobrejacente aos Estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e parte de São Paulo, Mato Grosso, Goiás e Espírito Santo, garantindo vigilância e o controle da circulação aérea geral, bem como conduzindo as aeronaves que têm por missão manter a integridade e a soberania do espaço aéreo brasileiro.
O Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo é apoiado por 15 Destacamentos de Controle do Espaço Aéreo (DTCEA), nos quais estão estrategicamente instalados os radares, as estações de telecomunicações e os equipamentos de auxílio à navegação. “É nesse contexto, que o Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira se enquadra, dando e recebendo suporte para garantir a segurança das nossas operações de voo”, finaliza Juliano de Almeida Domingos.











