Capacitações fortalecem autonomia e geração de renda para famílias atípicas em MS

19
Projeto busca oferecer alternativas reais para ampliar a autonomia, fortalecer a renda e construir novas perspectivas de desenvolvimento pessoal e profissional. Imagens: Sebrae/MS

Em Mato Grosso do Sul, famílias cuidadoras de pessoas com deficiência, TEA, TDAH ou doenças crônicas estão concluindo mais um ciclo de capacitações voltadas ao empreendedorismo, à geração de renda e ao fortalecimento das redes de apoio. As atividades são realizadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cidadania (SEC), e pelo Sebrae/MS, via programa Sebrae Plural, e vêm sendo desenvolvidas desde o início de 2024.

As turmas encerraram as atividades de 2025 na sexta-feira (21), em Água Clara, e no sábado (22), em Costa Rica. O público atendido enfrenta, historicamente, desafios para acessar qualificação profissional e oportunidades formais de trabalho, principalmente devido à rotina intensa de cuidados. Assim, o projeto busca oferecer alternativas reais para ampliar a autonomia, fortalecer a renda e construir novas perspectivas de desenvolvimento pessoal e profissional.

Em Água Clara, a cerimônia final, realizada na sede da APAE, marcou o encerramento de um percurso que envolveu formações sobre precificação, uso de mídias sociais, economia criativa, finanças pessoais e elaboração de plano de negócios. Os encontros – conduzidos pelo Sebrae/MS com acompanhamento individualizado – foram adaptados à realidade e ao ritmo das cuidadoras, garantindo participação efetiva e aplicação prática dos conhecimentos. Cerca de 15 famílias participaram da iniciativa.

Capacitações fortalecem autonomia e geração de renda para famílias atípicas em MS
Em Água Clara, a cerimônia final, realizada na sede da APAE, marcou o encerramento de um percurso que envolveu formações sobre precificação, uso de mídias sociais, economia criativa, finanças pessoais e elaboração de plano de negócios

De acordo com a analista-técnica do Sebrae/MS na Regional Costa Leste, Fabiana Queiroz, a iniciativa nasceu da necessidade de apoiar um público que, muitas vezes, não consegue acessar as oportunidades tradicionais de capacitação. “O trabalho com as mães atípicas mostra que, quando oferecemos acolhimento, formação e oportunidades, fortalecemos não só essas mulheres, mas toda a comunidade. Nosso compromisso é apoiar iniciativas que promovam autonomia, inclusão e empreendedorismo, criando caminhos reais para o desenvolvimento local em todos os públicos”, explica.

Segundo a participante Alcione Jaine dos Santos, o projeto ajudou a reorganizar a rotina e ampliar os horizontes. “Agradeço ao Sebrae pela equipe maravilhosa. Parabéns para APAE pelo apoio e oportunidade também. Foi gratificante fazer os produtos e ter aceitação dos clientes, foi maravilhoso e já quero participar de novo.”

Para a empreendedora Leila Silveira, que trabalha com produtos alimentícios do ramo de panificação, a principal mudança após ingressar no projeto foi aprender a olhar para si mesma. “A gente se dedica tanto ao outro, que se esquece da gente. Aqui eu aprendi a cuidar de mim, dos meus sonhos e vi que posso trabalhar e vender os meus produtos. Não é só sobre dinheiro, é sobre se sentir capaz”, completou.

Atividades em Costa Rica

Em Costa Rica, 13 famílias participaram das formações realizadas em parceria com a Associação de Mães e Amigos Atípicos (AMAACRI). A atividade de encerramento, “Rotas da Liderança – Comunicação Assertiva”, trabalhou habilidades essenciais para quem precisa liderar a rotina familiar e buscar alternativas de geração de renda. Durante os encontros, as participantes também receberam conteúdos sobre organização financeira, empreendedorismo, autogestão e desenvolvimento emocional.

“Quando falamos em autonomia econômica para famílias atípicas, não estamos nos referindo apenas à geração de renda. Estamos falando sobre ampliar possibilidades, oferecer tranquilidade e criar condições reais para que cada família construa seu próprio caminho. Essas famílias enfrentam rotinas intensas e desafios diários, mas também demonstram uma força significativa, que muitas vezes não é percebida. Ao proporcionar oportunidades de aprendizado, reconhecemos essa força e transformamos o cuidado em potencial de desenvolvimento”, afirma a analista-técnica do Sebrae/MS na Regional Norte, Juliana Barros.

Capacitações fortalecem autonomia e geração de renda para famílias atípicas em MS
Em Costa Rica, 13 famílias participaram das formações realizadas em parceria com a Associação de Mães e Amigos Atípicos (AMAACRI)

A presidente da AMAACRI e empreendedora, Marilda Aparecida Nogueira, destaca a importância das capacitações para o desenvolvimento pessoal e profissional das participantes. “Já atuo como empreendedora há mais de 15 anos, trabalhando com venda de joias, e mantenho uma escolinha com aulas particulares há cinco anos. Participar das atividades do Sebrae foi muito importante para o crescimento das mães e para o nosso desenvolvimento enquanto pessoas e empreendedoras. Cada encontro trouxe conhecimentos que ampliaram nossa visão e fortaleceram nosso caminho no empreendedorismo.”

Já a participante do projeto e também empreendedora Juliani Benite Tigre Gomes, afirma que as atividades auxiliaram seu negócio. “As capacitações foram muito importantes para o desenvolvimento do meu empreendimento. Os conteúdos e orientações contribuíram diretamente para as tomadas de decisão, para o aprimoramento da minha liderança e para me dar mais segurança no dia a dia. Foi uma oportunidade de crescer como empreendedora e de enxergar novas possibilidades para o meu negócio”, finaliza.

A expectativa é ampliar o alcance da iniciativa em 2026, sempre com foco no fortalecimento dos vínculos familiares e no empoderamento das mulheres cuidadoras que empreendem. Outras informações sobre os projetos desenvolvidos pelo Sebrae/MS, estão disponíveis no site ms.sebrae.com.br ou na Central de Relacionamento, pelo número: 0800 570 0800.