Evento gratuito no Imasul reúne especialistas, proprietários rurais e órgãos ambientais para orientar elaboração técnica do PMIF
O Governo de Mato Grosso do Sul realiza, nos dias 2 e 3 de dezembro, o 6º Seminário em Manejo Integrado do Fogo, que neste ano traz o tema “Elaboração Técnica em Mato Grosso do Sul”. O evento acontece no auditório do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de MS), em Campo Grande, com participação gratuita mediante inscrição. A transmissão também será feita pelo canal do Imasul no YouTube.
O encontro reúne especialistas, representantes de órgãos ambientais, proprietários rurais e consultores com o objetivo de qualificar a elaboração do Plano de Manejo Integrado do Fogo (PMIF) — ferramenta essencial para reduzir riscos e preparar propriedades e áreas de conservação para o período de seca.
Mitigar riscos e fortalecer a prevenção
Segundo o tenente-coronel Leonardo Congro, assessor da Semadesc e presidente do Comitê Interinstitucional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais, o principal propósito do seminário é avançar na mitigação dos riscos de grandes incêndios no Estado.
Com o PMIF, proprietários podem realizar queimadas controladas ou prescritas, sob acompanhamento técnico, reduzindo o acúmulo de biomassa durante a estiagem. A prática já é autorizada para os biomas Cerrado e Mata Atlântica e deve ser liberada para o Pantanal a partir de janeiro.
O objetivo é preparar o território para o período crítico, que vai de abril a setembro, quando as altas temperaturas, ventos fortes e pouca chuva criam condições propícias a incêndios descontrolados.
— “Os planos de manejo são ferramentas essenciais para fortalecer ações preventivas e garantir maior preparação das propriedades e das áreas de proteção. O seminário vai oferecer aos proprietários e consultores informações completas para elaborar os PMIFs com segurança e dentro dos protocolos exigidos”, destacou Congro.
Manejo técnico e acesso a crédito rural
O secretário-adjunto da Semadesc, Artur Falcette, lembra que o manejo responsável do fogo, aliado ao cumprimento da legislação, pode ser decisivo para que produtores tenham acesso a linhas de crédito, financiamentos rurais e programas de certificação ambiental.
Programação inclui oficinas práticas e debates
O evento terá dois dias de oficinas, palestras técnicas e apresentações:
Terça-feira (2 de dezembro)
- 8h a 8h45 — Abertura oficial
- Oficinas práticas:
- Elaboração de PMIF em Áreas Federais (ICMBio), com João Morita
- PMIF em Unidades de Conservação Estaduais, com Leonardo Tostes Palma
- 14h — Palestra de abertura com o secretário Jaime Elias Verruck
- Lançamento oficial do PMIF do Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro
- Oficina: PMIF em Áreas Particulares e RPPNs, com técnicas do Imasul
- Palestra: Integração com o Corredor Bioceânico, com Danniele Paiva
- Momento para perguntas e respostas
Quarta-feira (3 de dezembro)
- Oficinas matinais:
- Normas de Segurança Contra Incêndios Florestais, com major Eduardo Rachid
- Como elaborar PMIF aprovado em áreas particulares, com Ananda Santa Rosa (Onçafari)
- Tarde:
- Reunião Ordinária do Comitê do Fogo, coordenada por Leonardo Congro
- Balanço das ações por órgãos e instituições participantes
Serviço
📅 2 e 3 de dezembro
📍 Auditório do Imasul – Rua Desembargador Leão Neto do Carmo, Parque dos Poderes, Campo Grande (MS)
💲 Participação gratuita mediante inscrição
▶️ Transmissão ao vivo também pelo canal do Imasul no YouTube





















