América do Sul em vermelho e preto: Flamengo é tetracampeão da Libertadores

18
Danilo após gol pelo Flamengo (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

Com triunfo sobre o Palmeiras, time carioca se torna o maior campeão brasileiro do torneio e mira o Mundial de Clubes

A América do Sul volta a se vestir de vermelho e preto. O Flamengo conquistou a Copa Libertadores 2025 neste sábado (29) ao vencer o Palmeiras por 1 a 0, em Lima, repetindo o feito de 2019. Com o resultado, o clube carioca se torna o maior campeão brasileiro da competição, agora com quatro títulos, superando Palmeiras, São Paulo, Santos e Grêmio, que possuem três cada.

O gol que garantiu a vitória e o título veio na segunda etapa, marcado pelo zagueiro Danilo. Escalado na vaga de Léo Ortiz, Danilo se tornou o terceiro jogador do Flamengo a marcar em uma final da Libertadores, juntando-se a ídolos como Zico e Gabigol.

O triunfo coloca o Flamengo novamente na rota do Mundial de Clubes. Após a derrota na competição de clubes da Fifa no meio do ano, a equipe comandada por Filipe Luís disputará a Copa Intercontinental no Catar ainda nesta temporada.

Para o Palmeiras, a derrota significa foco total no Campeonato Brasileiro. Faltando duas rodadas para o fim do torneio, o Verdão, atual vice-líder, precisa vencer os dois jogos restantes e torcer por tropeços do Flamengo, que lidera a competição com cinco pontos de vantagem.

A torcida rubro-negra ainda pode celebrar novamente nos próximos dias. Na quarta-feira, no Maracanã, o Flamengo pode garantir o título brasileiro diante do Ceará, repetindo o feito de 2019, quando conquistou Libertadores e Brasileirão na mesma temporada.

O jogo

Protagonistas da principal rivalidade do futebol brasileiro nos últimos anos, Flamengo e Palmeiras fizeram um primeiro tempo tenso e faltoso em Lima.

Os cariocas foram superiores e criaram as melhores chances, enquanto os paulistas se fecharam e apostaram no contra-ataque.

O Rubro-Negro começou com tudo e com apenas 15 minutos já tinha desperdiçado três boas oportunidades de largar na frfente, com Arrascaeta, Bruno Henrique e Samuel Lino.

O Alviverde só começou a equilibrar mais a partida a partir dos 20, mas só levou perigo em uma cabeçada de Vitor Roque.

Aos 31, Fuchs ficou caído com a marca das travas da chuteira de Pulgar na perna. Os palmeiras pediram a expulsão do volante chileno. O árbitro, porém, sequer foi ao VAR e aplicou apenas amarelo ao jogador.

No segundo tempo, o roteiro se repetiu. O time carioca continuou ditando o ritmo do jogo e poderia ter aberto o placar com Arrascaeta, aos 6, mas Gustavo Gómez foi providencial travar a finalização.

Depois, aos 11, Carlos Miguel saiu errado do gol, Jorginho tentou o chute e a bola ficou viva na pequena área. A sorte dos palmeirenses é que o camisa 1 conseguiu se recuperar.

Até que aos 21, Arrascaeta cobrou escanteio, e Danilo cabeceou para fazer 1 a 0 para o Flamengo.

O Palmeiras não sentiu o golpe e respondeu na sequência, mas Murilo acabou chutando cruzado para fora.

Foi então que o Alviverde se lançou ao ataque adversário e pressionou, enquanto o Rubro-Negro se fechou.

Na melhor chance da equipe paulista na partida, Gustavo Gómez tentou de cabeça e foi travado por Danilo. Vitor Roque finalizou dentro da pequena área, mas a bola desviou e passou por cima do gol.

Já nos acréscimos, Cebolinha carimbou a trave em cobrança de falta. No rebote, Carrascal finalizou com a esquerda e por muito pouco não fez o segundo do Flamengo.

Próximos jogos do Palmeiras:

  • Atlético-MG (F) – 03/12, 21h30 (de Brasília) – Brasileirão
  • Ceará (F) – 07/12, 16h (de Brasília) – Brasileirão

Próximos jogos do Flamengo:

  • Ceará(C) – 03/12. 21h30 (de Brasília) – Brasileirão
  • Mirassol (F) – 07/12, 16h (de Brasília) – Brasileirão