Uma proposta apresentada na Câmara Municipal de Corumbá quer cobrar dos veículos que transportam cargas acima de cinco toneladas uma tarifa de pedágio especial para passar na ponte sobre o Rio Paraguai, na rodovia federal BR-262.
A medida busca arrecadar recursos financeiros, através da taxa, para que se possa investir na manutenção da estrutura da própria ponte, que há anos enfrenta péssimas condições de conservação, com rachaduras que colocam em risco os usuários.
Um estudo sobre a implantação da tarifa foi encaminhado ao superintendente regional do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), Euro Nunes Varanis Júnior, e também ao Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.
Autor da proposta, o vereador Matheus Cazarin detalhou que veículos com elevado peso bruto contribuem significativamente para o desgaste prematuro da estrutura, exigindo manutenções constantes e de alto custo que hoje são pagas pelo poder público.
Com isso, a cobrança de pedágio para caminhões acima de cinco toneladas é uma medida justa e eficiente. “Estabelece que o setor responsável pelo maior impacto sobre a conservação da ponte participe diretamente do custeio das intervenções necessárias”.
Ele ainda acrescentou que os estudos de viabilidade permitirão definir o modelo ideal de cobrança, bem como a estrutura física necessária, os critérios de fiscalização, impacto econômico e possíveis ajustes no fluxo viário, garantindo “legalidade, transparência e efetividade”.
O vereador também apresentou requerimento ao DNIT solicitando informações oficiais sobre as condições das pontes de concreto ao longo da BR-262, já que há relatos de que várias estruturas apresentam problemas.
“Precisamos obter informações oficiais sobre eventuais vistorias, laudos e ações de manutenção, prevenindo riscos e garantindo a integridade da infraestrutura utilizada diariamente por milhares de pessoas”, destacou.
Recuperação da ponte
No final de novembro, o Governo de Mato Grosso do Sul abriu o processo de licitação para obras de recuperação da ponte da BR-262. A intervenção está orçada em R$ 11,7 milhões e vão revitalizar a principal via de acesso para o município pantaneiro.
A abertura das propostas está marcada para 15 de dezembro de 2025, às 9h30 (horário local), no portal eletrônico Ekronos. O edital completo e seus anexos estão disponíveis nos sites oficiais da Agesul e do Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP).




















