Câmara CG firma cooperação com universidades para fortalecer produção técnica e qualificação institucional

19
Foto: CMCG

A Câmara Municipal de Campo Grande assinou nesta terça-feira (2) uma série de Termos de Cooperação Técnica com UFMS, UEMS, IFMS, Anhanguera, Estácio de Sá e Insted. As parcerias ampliam a integração entre o Poder Legislativo e as instituições de ensino superior, com foco em formação, pesquisa aplicada e apoio técnico às atividades da Casa de Leis.

Os documentos firmados seguem uma mesma linha: promover intercâmbio técnico, científico e cultural; realizar estudos, pesquisas, cursos e atividades formativas; e aproximar docentes, pesquisadores, estudantes e servidores da Câmara no desenvolvimento de projetos de interesse público.

Ao comentar a iniciativa, o presidente da Câmara, vereador Epaminondas Neto, o Papy, destacou que a aproximação com o meio acadêmico reforça um compromisso histórico do Legislativo com a produção de conhecimento. “A Câmara é a Casa do Povo, e aqui precisamos estar nos relacionando com todos os segmentos da sociedade, principalmente com o segmento das universidades”, afirmou.

Papy destacou ainda que os convênios são amplos e abrem caminho para ações estruturadas. “Esses termos podem ter várias opções de ações conjuntas com a Casa, e eu tenho certeza que quem ganha é o corpo técnico da Câmara, para produzir legislações cada vez mais aptas a atender o interesse das pessoas.” Papy também enfatizou que a parceria fortalece a dimensão técnica do trabalho parlamentar. “Não podemos ficar só no âmbito político; queremos acrescentar o técnico em todas as matérias que a Câmara produzir.”

Os acordos reforçam a cooperação sem repasse de recursos, com responsabilidade direta de cada instituição e planejamento conjunto das ações, garantindo segurança jurídica e foco nos resultados.
Outro ponto convergente é a construção de planos de trabalho específicos, que permitirão a realização de eventos, diagnósticos, produção de estudos e oferta de suporte técnico para qualificar a elaboração legislativa.

A reitora da UFMS e presidente do CRIE-MS (Conselho de Reitores das Instituições de Ensino Superior de MS), Camila Ítavo, reforçou que a iniciativa da Câmara coloca ciência, tecnologia e inovação como base das decisões públicas. “É muito importante esse momento de hoje, principalmente a iniciativa da Câmara de procurar as universidades para que ciência, tecnologia e inovação sejam a força base para a formulação de políticas públicas”.

Camila lembrou que nenhum território se desenvolve sem o respaldo das instituições de ensino. “Não existe município, estado ou país que seja desenvolvido se ele não se afiançar nas universidades. Para nós, é uma oportunidade maravilhosa. Temos estudos, pesquisas e formação de novos profissionais, e podemos auxiliar diretamente o desenvolvimento do nosso município”, finalizou a reitora da UFMS.

Também participaram da assinatura: Jaqueline Moreira, gerente da UEMS; Isa Maria Guerini, coordenadora da Anhanguera; Dejair Lopes Jr., diretor-geral do IFMS; Marcelo Salomão, diretor da Insted; e Cíntia Moreira, pró-reitora da Estácio de Sá.