Lula e Bolsonaro lideram rejeição entre candidatos a 2026, diz Datafolha

53
Lula (PT) e Bolsonaro (PL): maiores rejeições em pesquisa do Datafolha para as eleições presidenciais de 2026 (Foto: Reprodução/Band)

Petista tem 44% de rejeição; Bolsonaro, preso e inelegível, aparece com 45% e empata tecnicamente

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com a maior rejeição entre os nomes cotados para disputar a Presidência da República em 2026, segundo pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (6). De acordo com o levantamento, 44% dos brasileiros afirmam que não votariam em Lula de jeito nenhum.

Apesar de numericamente acima, Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível, aparece tecnicamente empatado com o petista, com 45% de rejeição. O ex-presidente está preso desde novembro, cumprindo pena de 27 anos e 3 meses, após ser condenado por liderar uma tentativa de golpe de Estado em 2022.

Mesmo fora da disputa, Bolsonaro apoia a candidatura do filho, senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), rejeitado por 38% dos entrevistados. Outro filho do ex-presidente, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), registra 37% de rejeição. Já a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) é rejeitada por 35% dos eleitores.

Entre nomes de direita fora do núcleo bolsonarista, os índices são menores. O governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), aparece com 21% de rejeição. O mineiro Romeu Zema (Novo) tem 21%, seguido por Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo, com 20%, e Ronaldo Caiado (União Brasil), de Goiás, com 18%.

A pesquisa Datafolha ouviu 2.002 pessoas em 113 municípios, entre os dias 2 e 4 de dezembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.