Na véspera da decisão do torneio intercontinental, o principal jogador do Paris Saint-Germain, da França, Ousmane Dembélé, se consagrou como o melhor atleta de futebol do mundo. Nessa terça-feira (16), o atacante foi eleito o grande vencedor do prêmio Fifa: The Best, concorrendo contra o jovem Lamine Yamal, do Barcelona, e Kylian Mbappé, do Real Madrid, ambos times espanhóis.
A cerimônia aconteceu em Doha, no Catar, mesma cidade onde acontece a final do Intercontinental. O PSG vai enfrentar o Flamengo na quarta-feira (15), em jogo único. O time francês nunca foi campeão mundial, já o Rubro-Negro busca a segunda taça deste patamar, tendo vencido o antigo modelo da competição, em 1981, ao bater o Liverpool (ING).
Durante o evento, Dembélé agradeceu pelos votos recebidos e os colegas do time. “Foi um ano fantástico, seja individual ou coletivamente. Gostaria de agradecer à minha família que sempre me apoiou e ao PSG que nos deu este ano fantástico. Quero agradecer ao senhor presidente (Infantino) e espero no ano que vem voltar a receber este prêmio”, disse.
O PSG sagrou-se campeão da Champions League na temporada passada, além do Campeonato Francês e da Copa da França. O atacante marcou 35 gols e ainda deu 14 assistências aos companheiros no período de 53 partidas entre 2024 e 2025. Em setembro, o jogador já tinha sido eleito o melhor do mundo na premiação Bola de Ouro, da revista France Football.
Outros prêmios
A Fifa também elegeu os melhores treinadores. Luis Enrique, do PSG, foi o vencedor na categoria masculina, enquanto Sarina Wiegman foi a escolhida na disputa do futebol feminino.
Premiação masculina
- Melhor jogador do mundo: Ousmane Dembélé (PSG/França)
- Goleiro: Gianluigi Donnarumma (Manchester City/Itália)
- Laterais: Hakimi (PSG/Marrocos) e Nuno Mendes (PSG/Português)
- Zagueiros: Pacho Willian (PSG/Equador) e Virgil Van Dikl (Liverpool/Holanda)
- Meio-campistas: Vitinha (PSG/Portugal), Jude Bellingham (Real Madrid/Inglaterra), Pedri (Barcelona/Espanha) e Cole Palmer (Chelse/Inglaterra).
- Atacantes: Lamine Yamal (Barcelona/Espanha) e Ousmane Dembélé (PSG/França)
- Treinador: Luis Enrique (PSG)
- Prêmio Puskas: Santiago Montiel (Independiente-ARG)
Premiação feminina
- Melhor jogadora do mundo: Aitana Bonmati (Barcelona/Espanha)
- Goleira: Hannah Hampton (Chelsea/Inglaterra)
- Laterais: Lucy Bronze (Chelsea/Inglaterra) e Ona Battle (Barcelona/Espanha)
- Zagueiras: Leah Williamson (Arsenal/Inglaterra) e Irene Paredes (Barcelona/Espanhol)
- Meio-campista: Aitana Bonmati (Barcelona/Espanha), Patri Guijarro (Barcelona/Espanha) e Cláudia Pina (Barcelona/Espanha)
- Atacantes: Mariona Caldentey (Arsenal/Espanha), Alessia Russo (Arsenal/Inglaterra) e Alexia Putellas (Barcelona/Espanha)
- Treinadora: Sarina Wiegman (Arsenal)
- Prêmio Marta: Lizbeth Ovalle (Tigres/Orlando Pride/México)




















