Lançamento do foguete é reagendado para segunda-feira em Alcântara

23
(Foto: Agência Força Aérea)

Veículo pode se tornar o primeiro foguete comercial lançado a partir do Brasil; cinco satélites e três experimentos vão para órbita baixa da Terra

O lançamento do foguete sul-coreano Hanbit-Nano, da empresa Innospace, a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, foi reagendado para as 15h45 desta segunda-feira (22), conforme informou a Força Aérea Brasileira (FAB). Esta é a última data disponível na janela de lançamento prevista.

O veículo espacial pode se tornar o primeiro foguete comercial a ser lançado a partir do território brasileiro. Inicialmente, a operação estava marcada para a última quarta-feira (17), mas foi adiada após a detecção de uma anomalia no sistema de refrigeração do oxidante do combustível.

Uma nova tentativa na sexta-feira (19) também não foi concluída devido a um funcionamento irregular de uma válvula de ventilação do tanque de metano líquido do segundo estágio do foguete. Segundo a Innospace, a válvula é essencial para manter a pressão adequada na parte superior do veículo e prevenir falhas estruturais durante o voo.

Após a suspensão, os combustíveis foram drenados com segurança, e o foguete foi posicionado horizontalmente para inspeção. “Nenhuma anomalia adicional foi identificada além da válvula de ventilação. Uma válvula reserva está disponível e será testada antes do lançamento”, informou a empresa sul-coreana.

O Hanbit-Nano tem 21,8 metros de comprimento, 1,4 metro de diâmetro e pesa cerca de 20 toneladas. Ele transportará satélites para órbita baixa da Terra (LEO), a aproximadamente 300 km de altitude, com inclinação de 40 graus.

Entre os equipamentos transportados estão cinco pequenos satélites, destinados à colocação em órbita, e três dispositivos experimentais, desenvolvidos por instituições e empresas do Brasil e da Índia.

A operação de lançamento será coordenada pela FAB e transmitida ao vivo pelo canal da Innospace, permitindo que o público acompanhe o histórico momento da exploração espacial comercial no país.