Carta de Bolsonaro indica Flávio como pré-candidato à Presidência em 2026

20
Ex-presidente Jair Bolsonaro confirmou pré-candidatura do filho, Flávio Bolsonaro (PL) - (Foto: Divulgação)

Leitura ocorreu na porta do hospital pouco antes de ex-presidente passar por cirurgia de hérnia

O silêncio da manhã de Natal foi quebrado por um gesto político. Na calçada de um hospital em Brasília, minutos antes de Jair Bolsonaro entrar no centro cirúrgico, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) leu em voz alta uma carta escrita à mão pelo pai, na qual o ex-presidente formaliza a indicação do filho como pré-candidato à Presidência da República em 2026 [veja o texto na íntegra ao final da reportagem].

A leitura ocorreu nesta quinta-feira (25), em frente à unidade hospitalar onde Bolsonaro está internado para passar por uma cirurgia de hérnia inguinal. No documento, assinado pelo ex-presidente, ele afirma tomar a decisão diante de um “cenário de injustiça” e com o compromisso de não permitir que “a vontade popular seja silenciada”.

Carta de Bolsonaro indica Flávio como pré-candidato à Presidência em 2026

Apesar de a carta trazer a data de 25 de dezembro, Flávio disse que o texto foi entregue a ele dois dias antes, no dia 23, por um advogado. Segundo o senador, a carta foi escrita por Bolsonaro quando ele estava na Superintendência da Polícia Federal.

“Para mim, a carta não muda nada. Mas, como havia dúvidas porque as pessoas não tinham ouvido isso da boca dele ou visto uma carta assinada, isso tira qualquer sombra de dúvida”, afirmou Flávio após a leitura. Ele também disse que o grupo político busca unidade para as eleições de 2026.

Na carta, Bolsonaro afirma que enfrenta “duras batalhas”, com impactos na saúde e na família, e diz que a indicação do filho é uma decisão “consciente, legítima e amparada no desejo de preservar a representação daqueles que confiaram” nele. O ex-presidente descreve Flávio como a “continuidade do caminho” que diz ter iniciado antes de assumir a Presidência.

O senador leu o texto pouco antes de Bolsonaro ser levado para a cirurgia, prevista para começar por volta das 9h. De acordo com Flávio, o procedimento deve durar cerca de três horas. Ele informou ainda que o ex-presidente estava sem soluços e que os médicos avaliam se será necessário algum tratamento específico para esse problema.

Bolsonaro está internado desde a véspera de Natal e será submetido a uma cirurgia de hérnia inguinal bilateral, condição comum que ocorre quando há fragilidade dos tecidos da região da virilha. Segundo a equipe médica, a operação será realizada com anestesia geral e é considerada de rotina.

A lei de execução penal garante ao preso o direito de manter contato com o mundo exterior por meio de correspondência escrita, salvo restrições determinadas por decisão judicial.

Íntegra

Ao longo da minha vida tenho enfrentado duras batalhas, pagando um preço alto com minha saúde e família, para defender aquilo que acredito ser o melhor para o nosso Brasil.

Diante desse cenário de injustiça e com o compromisso de não permitir que a vontade popular seja silenciada, tomo a decisão de indicar Flávio Bolsonaro como pré-candidato à presidência da República em 2026.

Entrego o que há de mais importante na vida de um pai: o próprio filho, para resgatar o nosso Brasil. Trata-se de uma decisão consciente, legítima e amparada no desejo de preservar a representação daqueles que confiaram em mim.

Ele é a continuidade do caminho da prosperidade que iniciei bem antes de ser presidente, pois acredito que precisamos retomar a responsabilidade de conduzir o Brasil com justiça, firmeza e lealdade aos anseios do povo brasileiro.

Que Deus o abençoe e o capacite na liderança dessa corrente de milhões de brasileiros que honram a Deus, a pátria, a família e a liberdade”.