Menina de oito anos, com alto grau de TEA, sai sozinha de casa e quase se afoga no Rio Paraguai

15
Porto de Ladário (Foto: Arquivo)

Uma criança autista, de oito anos, foi salva por um popular e pelo Corpo de Bombeiros de um possível afogamento no Rio Paraguai na quinta-feira (25), dia do Natal. Segundo a ocorrência, ela saiu de sua casa sozinha, de pijama, sem que os familiares percebessem, e foi até ao Porto de Ladário com a pretensão de nadar.

Uma pessoa percebeu o comportamento da menina e acionou o Corpo de Bombeiros. Quando a guarnição chegou, já por volta das 12h, encontrou a criança sentada em uma cadeira, sob os cuidados do denunciante. O homem disse que a criança chegou a ficar sem roupas para poder entrar no rio, mas conseguiu convencê-la a esperar.

Os bombeiros perceberam que ela apresentava grau elevado do Transtorno de Aspecto Autista (TEA), por tanto, foi necessário ter atenção especial para que não entrasse em crise. Ela foi encaminhada imediatamente à unidade de saúde de Ladário, onde um indivíduo que trabalha em frente reconheceu e disse ser amigo do pai. Posteriormente, o pai relatou que a filha havia saído de casa porque um vizinho deixou a porta aberta.

Outro caso

Os bombeiros de Corumbá também foram mobilizados no dia de Natal para uma segunda ocorrência envolvendo menor de idade. Nesta, a vítima tinha três anos e morava em uma fazenda próxima ao Buraco das Piranhas. Segundo a mãe, o menino colocou um objeto de metal no nariz, que acabou entupido do lado direito.

Diante da situação, o subgerente da fazenda onde a família reside e trabalha levou o menor e a sua mãe até a base da Polícia Militar Ambiental (PMA), na rodovia federal BR-262, onde foi acionado o Corpo de Bombeiros. A criança estava consciente e orientada, sendo encaminhadas ao Pronto-Socorro de Corumbá, onde ficaram sob os cuidados da equipe plantonista.