Missa encerra Jubileu da Esperança e reúne fiéis no Centro de Campo Grande

31
Catedral celebra encerramento do Jubileu com missa presidida por Dom Dimas (Foto: Divulgação)

Celebração presidida por Dom Dimas acontece neste domingo (28), às 16h, na Catedral, com expectativa de público de 7 mil pessoas

Depois de um ano marcado por celebrações, encontros e ações voltadas à fé e à esperança, os católicos de Campo Grande se preparam para um momento simbólico de despedida de 2025. Neste domingo (28), a região central da capital será palco da missa solene de encerramento do Jubileu da Esperança, presidida pelo arcebispo metropolitano Dom Dimas, com expectativa de reunir cerca de 7 mil fiéis.

A celebração está marcada para as 16h, na Catedral Nossa Senhora da Abadia e Santo Antônio de Pádua, na Travessa Lydia Baís, e encerra oficialmente o ano jubilar vivido pela Igreja Católica Apostólica Romana. O evento marca o fim de um período especial, caracterizado por iniciativas pastorais, encontros espirituais e ações voltadas a diferentes setores da sociedade, como educação, saúde, segurança pública, direito e comunidade universitária.

O Jubileu é uma tradição milenar da Igreja Católica, celebrada atualmente a cada 25 anos, e representa um tempo especial de graça, perdão, reconciliação e renovação espiritual. Em 2025, o tema central foi a “Esperança”, virtude destacada ao longo de todo o ano como elemento essencial da fé cristã e do compromisso com um futuro melhor.

Ao longo do ano, Dom Dimas explicou que o jubileu remete à tradição bíblica ligada à celebração do nascimento de Jesus Cristo e à vivência de grandes momentos de alegria e renovação espiritual. Segundo o arcebispo, 2025 também abriu caminho para outras datas históricas importantes da Igreja, como os 1.700 anos do Concílio de Niceia, celebrados no próximo ano.

Para o encerramento, a organização montou uma estrutura especial no entorno da Catedral, com telões, tendas e praça de alimentação, para garantir mais conforto e acolhimento aos fiéis. Excepcionalmente neste domingo, todos os párocos e religiosos da diocese participarão da celebração na Catedral. Por isso, não haverá missas nos períodos vespertino e noturno nas demais paróquias de Campo Grande.

Interdições no trânsito

Por conta da montagem da estrutura e da realização do evento, algumas vias do centro da capital estão com o trânsito alterado. A Travessa Lydia Baís ficará interditada desde sexta-feira (26), às 15h, até segunda-feira (29), às 15h. Já a Rua Sete de Setembro, no trecho entre a Rua 14 de Julho e a Rua Calógeras, estará bloqueada desde as 6h de sábado (27) até segunda-feira (29), às 14h.

A organização orienta os fiéis e a população em geral a utilizarem rotas alternativas e chegarem com antecedência para participar da celebração, considerada um dos principais momentos religiosos do ano na capital sul-mato-grossense.

Serviço
📍 Local: Catedral Nossa Senhora da Abadia e Santo Antônio de Pádua
📅 Data: Domingo (28)
⏰ Horário: 16h
📌 Endereço: Travessa Lydia Baís, s/n – Centro, Campo Grande