Os anais do Integra UFMS 2025 foram publicados e estão disponíveis para consulta neste link. O maior evento de ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo do estado de Mato Grosso do Sul foi realizado entre os dias 20 e 24 de outubro, com cerca de 2 mil trabalhos de estudantes, servidores e egressos de todas as áreas de conhecimento e câmpus da Universidade.
Com mais de 1,9 mil páginas, o documento reúne os resumos de diversas ações, programas e projetos de pesquisa, ensino, extensão, cultura, esporte, inovação, empreendedorismo, internacionalização e da Educação a Distância desenvolvidas pela UFMS. Os trabalhos são ligados à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp), Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (Proece), à Agência de Inovação (Aginova), Agência de Internacionalização (Aginter) e à Agência de Educação Digital e a Distância.
Com a publicação dos anais, pesquisadores e estudantes têm os resumos de suas produções registradas em um documento oficial, que pode ser acessado por toda a comunidade de forma gratuita. Além de contribuir com o enriquecimento profissional dos envolvidos, ainda permite que o debate científico se mantenha ativo, com a disseminação do conhecimento e com o estímulo à produção científica. Ainda é possível ter acesso aos anais de todas as edições do Integra UFMS na página do evento.
Para o diretor de Extensão da Proece, Filique Quevedo, a publicação facilita que pesquisadores de outras instituições, gestores públicos, profissionais e a comunidade em geral conheçam as pesquisas desenvolvidas. “As pesquisas, projetos e ações desenvolvidos por estudantes, professores e técnicos não ficam restritas ao momento do evento, mas passam a estar disponíveis para consulta por outras pessoas. Os anais registram a produção acadêmica da UFMS e mostram como a Universidade contribui para a ciência, a inovação e o desenvolvimento da sociedade”, declara. “Os anais aumentam a visibilidade dos trabalhos apresentados, valorizam o esforço de quem pesquisa e estudou o tema e ajudam a criar oportunidades de troca de conhecimento, parcerias e novos projetos”, acrescenta.
Entre as novidades desta edição estavam a possibilidade de apresentação presencial ou on-line e a criação de uma nova categoria voltada a projetos relacionados a Reunião da Conferência das Partes (COP15) da Convenção sobre a Conservação de Espécies Migratórias de Animais Silvestres (CMS) e a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30).
Os trabalhos que se destacaram no evento foram reconhecidos em uma cerimônia de premiação transmitida pelo canal da TV UFMS. Ao todo, 16 projetos foram premiados por destaque nas áreas de conhecimento: Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, e Linguística, Letras e Artes, além dos destaques nas áreas de Graduação, Pesquisa e Pós-Graduação, Educação Digital e a Distância, Internacionalização, Inovação, Extensão, Cultura e Esporte, Cidadania e Sustentabilidade e COP15.
Integra UFMS 2025
O maior evento científico do Estado foi realizado pela primeira vez em 2017, com a apresentação de cerca de 900 trabalhos. Em sua nona edição, o evento teve um aumento de 120% de trabalhos aprovados em relação a primeira edição e de 10% em relação a 2024.




















