Sete dos dez feriados nacionais caem em segundas ou sextas-feiras, o que pode facilitar folgas prolongadas
O ano de 2026 já começa com o calendário na mão. O governo federal divulgou nesta terça-feira (30) a lista oficial de feriados nacionais e pontos facultativos do próximo ano, trazendo uma combinação que pode favorecer folgas prolongadas e descanso maior para parte dos trabalhadores — principalmente porque várias datas caem em segundas ou sextas-feiras.
A portaria foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) e é assinada pelo secretário de Serviços Compartilhados do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Cilair Rodrigues de Abreu. Ao todo, serão 10 feriados nacionais em 2026, sendo que sete deles coincidem com o início ou o fim da semana, o que reduz a necessidade de “emendar” dias de trabalho.
Entre os destaques estão o Dia do Trabalho (1º de maio), que cai numa sexta-feira, e a Independência do Brasil (7 de setembro), comemorada numa segunda. Também entram nessa conta o Natal (25 de dezembro) e o Dia da Consciência Negra (20 de novembro), ambos numa sexta-feira, além de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro) e Finados (2 de novembro), em segundas-feiras.
Além dos feriados nacionais, o calendário prevê pontos facultativos, como o Carnaval, a Quarta-Feira de Cinzas, Corpus Christi e as vésperas de Natal e Ano Novo. Nessas datas, a liberação do expediente costuma valer para o serviço público federal, enquanto empresas privadas decidem se adotam ou não a folga.
A portaria determina que o calendário seja seguido por órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, sem prejuízo dos serviços essenciais, como saúde e segurança. O texto também proíbe a antecipação ou o adiamento de pontos facultativos por órgãos federais.
Feriados nacionais em 2026
- 1º de janeiro (quinta-feira) – Confraternização Universal
- 3 de abril (sexta-feira) – Paixão de Cristo
- 21 de abril (terça-feira) – Tiradentes
- 1º de maio (sexta-feira) – Dia do Trabalho
- 7 de setembro (segunda-feira) – Independência do Brasil
- 12 de outubro (segunda-feira) – Nossa Senhora Aparecida
- 2 de novembro (segunda-feira) – Finados
- 15 de novembro (domingo) – Proclamação da República
- 20 de novembro (sexta-feira) – Dia da Consciência Negra
- 25 de dezembro (sexta-feira) – Natal
Pontos facultativos
- 16 e 17 de fevereiro – Carnaval (segunda e terça-feira)
- 18 de fevereiro – Quarta-Feira de Cinzas (até as 14h)
- 4 de junho (quinta-feira) – Corpus Christi
- 28 de outubro (quarta-feira) – Dia do Servidor Público federal
- 24 de dezembro (quinta-feira) – Véspera de Natal (após as 13h)
- 31 de dezembro (quinta-feira) – Véspera de Ano Novo (após as 13h)
Calendário em Mato Grosso do Sul

No âmbito estadual, o Governo de Mato Grosso do Sul já havia divulgado, em novembro, o calendário de feriados e pontos facultativos de 2026 para os servidores do Executivo estadual. A lista inclui, além dos feriados nacionais, o Dia da Criação do Estado (11 de outubro) e segue regras próprias para pontos facultativos, que não se aplicam automaticamente aos decretos federais ou municipais.
Segundo o governo estadual, os serviços essenciais deverão funcionar normalmente, com escalas de plantão quando necessário. Feriados municipais também serão respeitados nas respectivas localidades.
Com o calendário definido, a recomendação é que trabalhadores fiquem atentos às regras do seu setor e às decisões de empresas e órgãos públicos, já que feriados nacionais, pontos facultativos e datas locais podem alterar o funcionamento dos serviços ao longo do ano.
Confira a lista completa aqui.
Campo Grande

Na Capital, o calendário municipal lista 12 feriados, com sete prolongados, por caírem na segunda ou na sexta-feira. Entre eles estão datas tradicionais do calendário nacional e o feriado estadual de Criação do Estado, celebrado em 11 de outubro.
Feriados em Campo Grande em 2026:
- 1º de janeiro – Ano Novo
- 3 de abril – Paixão de Cristo — prolongado
- 21 de abril – Tiradentes
- 1º de maio – Dia Mundial do Trabalho — prolongado
- 7 de setembro – Independência do Brasil — prolongado
- 11 de outubro – Criação do Estado
- 12 de outubro – Nossa Senhora Aparecida — prolongado
- 2 de novembro – Finados — prolongado
- 15 de novembro – Proclamação da República
- 20 de novembro – Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra — prolongado
- 25 de dezembro – Natal — prolongado



















