Instabilidade avança por MS e pode provocar rajadas de vento e volumes acima de 30 mm em algumas cidades
O domingo (11) em Mato Grosso do Sul deve ser de clima instável, com sol entre nuvens, aumento da nebulosidade e possibilidade de chuvas fortes em diversas regiões. Em Campo Grande, a previsão indica manhã com chuva, tarde com temporais e noite chuvosa, enquanto áreas do Pantanal e sudoeste podem registrar volumes mais elevados de água, acompanhados de raios e rajadas de vento.
Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a aproximação de uma frente fria, combinada com cavados atmosféricos, favorece a formação de instabilidades. O transporte intenso de calor e umidade, aliado à atuação de uma área de baixa pressão sobre o Paraguai, aumenta o risco de tempestades.
Em Campo Grande, a temperatura mínima deve ficar entre 22°C e 24°C, com máxima entre 28°C e 30°C. A manhã será marcada por chuvas isoladas, seguidas de temporais à tarde e chuvas persistentes à noite.
Alertas do Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que emitiu dois alertas de tempestades de até 100 milímetros, que tem validade até as 10h deste domingo. O primeiro aviso começou no sábado (10) e contempla 58 municípios de Mato Grosso do Sul. No aviso, o Inmet afirma que há chances de “chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo”. Porém, mesmo diante disso, o instituto deixa claro que há “baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos”.
Além deste, o Inmet emitiu outro alerta de um perigo maior, laranja, e que abrange 36 municípios. Nele, há probabilidade de “chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo”. Ao contrário do outro, esse acompanha risco de estragos pela cidade e chance de interrupção de energia elétrica.


















