Inmet emite aviso de perigo potencial para 66 cidades, incluindo Campo Grande
Os moradores de Mato Grosso do Sul devem enfrentar mais um dia típico de verão nesta terça-feira (13), com calor, alta umidade e possibilidade de chuva ao longo do dia. A previsão é do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), que aponta aumento das instabilidades principalmente a partir da tarde.
Durante a manhã, o sol aparece entre variação de nebulosidade em grande parte do estado. Já no período da tarde e à noite, as condições favorecem a ocorrência de pancadas de chuva, que podem ser localmente intensas e acompanhadas de tempestades, raios e rajadas de vento.
Segundo o Cemtec, o aquecimento diurno combinado ao deslocamento de cavados contribui para a formação das chuvas. Os ventos sopram predominantemente do quadrante norte, com velocidades entre 30 km/h e 50 km/h, podendo ultrapassar esse limite de forma pontual.
Previsão em Campo Grande
Em Campo Grande, a terça-feira será de sol com aumento de nuvens pela manhã. À tarde e à noite, há previsão de pancadas de chuva. As temperaturas na capital devem variar entre 21°C e 29°C.
Alerta do Inmet
Além da previsão do Cemtec, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo potencial para Mato Grosso do Sul. O aviso vale da 0h até as 23h59 desta terça-feira (13) e inclui Campo Grande e outras 65 cidades do estado.
De acordo com o Inmet, são esperadas chuvas entre 20 e 30 milímetros, podendo chegar a 50 milímetros em pontos isolados. As rajadas de vento devem variar entre 40 km/h e 60 km/h, com risco de queda de árvores, danos em plantações, interrupções no fornecimento de energia elétrica e possibilidade de queda de granizo.
O alerta vale para os municípios de Água Clara, Alcinópolis, Anastácio, Anaurilândia, Angélica, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Caarapó, Camapuã, Campo Grande, Caracol, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Dourados, Fátima do Sul, Figueirão, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Inocência, Itaporã, Ivinhema, Jaraguari, Jardim, Jateí, Juti, Ladário, Maracaju, Miranda, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sidrolândia, Sonora, Taquarussu, Terenos, Três Lagoas e Vicentina.
Orientações
A Defesa Civil recomenda cuidado redobrado durante as rajadas de vento. A orientação é evitar abrigo debaixo de árvores, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda e não utilizar aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante as tempestades.
Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.


















