O princípio de um tornado, chamado pelos meteorologistas de ‘nuvem funil’, foi registrado nessa quarta-feira (14) em Campo Grande nas regiões dos bairros Paulo Coelho Machado, Jardim Los Angeles, Moreninhas e também na saída para Sidrolândia.
Diversos moradores registraram o fenômeno e compartilham nas redes sociais, despertando a curiosidade e o medo de um tornado, após os casos no interior do Paraná. “Tá formando um negócio ali que está descendo para cá”, declara a autora de um dos flagrantes.
Essa é a segunda vez somente nesta semana que uma nuvem funil é flagrada na Capital. A anterior foi no último domingo (11). O meteorologista Natálio Abrahão explica que as condições meteorológicas favorecem, mas não há riscos.
“A nuvem funil se caracteriza por uma coluna de ar em rotação que se estende a partir da base da nuvem, visível a olho nu. Quando toca o solo é classificado como tornado, mas para isso é preciso outros elementos, como ventos acima dos 100 km/h”, disse.
Campo Grande e demais cidades do estado estão em alerta para a ocorrência de tempestade ao longo das próximas horas, segundo alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Há previsão é de céu carregado e possibilidade de mais pancadas de chuva isoladas ao longo do dia. Esse padrão está associado à alta umidade, calor e sistemas de baixa pressão atmosférica que têm favorecido condições instáveis na região.




















