Índice de potabilidade da água de Campo Grande chega a 99,22% e garante consumo direto da torneira

20
Foto: Divulgação

Campo Grande se consolida como referência nacional em qualidade da água. O rigor técnico no tratamento, aliado a investimentos contínuos em preservação dos recursos hídricos, tecnologia, monitoramento e infraestrutura, garantem à população uma água segura, de alta qualidade e própria para o consumo direto da torneira.

Ao longo de 2025, o sistema de abastecimento foi monitorado por meio de 300 pontos de coleta distribuídos pela cidade. No período, foram realizadas 76.934 amostras, que resultaram na análise de 520.978 parâmetros, assegurando o pleno atendimento às exigências do Ministério da Saúde e aos padrões definidos pela legislação brasileira.

Os resultados demonstram um índice médio de potabilidade de 99,22% ao longo de 2025, um índice de qualidade da água considerado muito alto num comparativo com outras cidades onde a porcentagem fica em 19%, segundo a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA),

Os dados integram o Relatório Anual da Qualidade da Água 2025, elaborado conforme o Decreto nº 5.440/2005, que estabelece a transparência das informações e a comunicação direta com os consumidores.

A confiabilidade dos resultados é garantida pelo laboratório da Águas Guariroba, que possui processos acreditados pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (CGCRE/Inmetro), conforme escopo CRL 0990, assegurando precisão e conformidade técnica nas análises realizadas.

Nas análises realizadas em laboratório são verificados 83 parâmetros de qualidade, atendendo as normas da Portaria nº 888, do Ministério da Saúde, que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade, como a quantidade de cloro na água, a ausência de coliformes totais.

“As análises confirmam que a água fornecida apresenta cloro na medida adequada, pH ideal e elevados padrões de potabilidade, reforçando a segurança do abastecimento e permitindo o consumo direto da torneira com total confiança”, afirmou Vera Lucia Sandim, coordenadora do Laboratório de Água da Águas Guariroba.

Esse desempenho posiciona Campo Grande entre as cidades com a melhor água do país, resultado de um trabalho técnico contínuo, planejamento operacional rigoroso e compromisso permanente com a saúde pública, a sustentabilidade e a qualidade de vida da população.

Índice de potabilidade da água de Campo Grande chega a 99,22% e garante consumo direto da torneira

Luciane da Silva Gonzalez chegou recentemente a Campo Grande e destaca que, diferentemente de outras cidades onde já morou, aqui ela tem a tranquilidade de consumir água diretamente da torneira. “A qualidade da água em Campo Grande é excelente. Aqui eu bebo água direto da torneira com segurança. Quando cheguei, a primeira coisa que fiz foi buscar informações sobre o assunto e descobri que a cidade aparece com frequência em rankings nacionais como uma das capitais com melhor saneamento básico”, afirma.

Preservação e monitoramento

Além do rigor no tratamento, a Águas Guariroba preserva os mananciais onde é captada parte da água que abastece Campo Grande, por meio de projetos ambientais desenvolvidos junto a donos de propriedades rurais no entorno das nascentes.

“Hoje nós temos um padrão de excelência da qualidade da água, graças a um conjunto de ações que nós realizamos, desde a captação até a chegada na casa do cliente, realizando o monitoramento. Temos um tratamento cuidadoso, que passa por muitos processos, e um monitoramento em laboratório completo e eficaz, que é extremamente rigoroso”, explica a diretora-executiva Francis Faustino.

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas Guariroba. Uma grande estrutura, com 3.952 quilômetros de rede, equipamentos, tecnologia, trabalho e controle 24 horas por dia para funcionar bem.

Em Campo Grande, mais de 34% da água vem da captação do Córrego Guariroba e, por meio de um potente sistema de bombeamento, viaja através das adutoras por mais de 30 quilômetros até chegar à estação de tratamento. O restante é captado do Córrego Lageado (16%) e de 150 poços profundos.

Para garantir a sustentabilidade do uso dos recursos hídricos, as captações superficiais (represas) e subterrâneas (aquíferos) recebem cuidados ambientais. Em 12 anos, a Águas Guariroba já produziu mais de 700 mil mudas de árvores nativas do cerrado.

As mudas são produzidas no viveiro da concessionária, mantido na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Los Angeles e são parte das ações desenvolvidas para garantir a preservação da água.

A água bruta captada nos córregos e poços passa por várias etapas de tratamento antes de seguir para os reservatórios e abastecer a população.

Nas análises realizadas no laboratório são verificados 70 parâmetros de qualidade, atendendo as normas da Portaria nº 888, do Ministério da Saúde, que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.

Neste monitoramento estão envolvidos mais de 20 profissionais, de diferentes áreas, entre eles, biólogos, farmacêuticos, químicos e técnicos envolvidos diretamente no processo de coleta, análise e busca por soluções para aumentar a qualidade da água.

A coleta das amostras é realizada em represas, pontos da rede de distribuição, na Estação de Tratamento de Água, nos reservatórios, além dos poços profundos, e até nos hidrômetros, o que garante o monitoramento em todas as etapas do serviço de coleta, tratamento e abastecimento de água.

As amostras são coletadas de segunda a sexta-feira e passam por avaliação que verifica se estão dentro do padrão para análise, depois são analisadas no que diz respeito a ensaios biológicos (coliformes totais, escherichia coli e bactérias heterotróficas) e ensaios químicos (alumínio, cobre, ferro, manganês, cor, turbidez, nitrogênio amoniacal, nitrito, condutividade, pH, temperatura e cloro residual livre).

Semestralmente, a análise das águas é realizada pelo laboratório da concessionária. Os resultados são disponibilizados na fatura de água e no site da Águas Guariroba mensalmente, podendo ser acessados pelo link – https://www.aguasguariroba.com.br/documentos/

Anualmente, todos os clientes da concessionária recebem em casa o Relatório Anual da Qualidade da Água, entregue junto com a fatura. O documento traz o resumo das análises de potabilidade realizadas nos últimos 12 meses.

Referência no Saneamento

A Águas Guariroba, faz parte da Aegea Saneamento, empresa que está presente em 892 cidades de 15 estados brasileiros, atuando de norte a sul do país. Os estados em que atua são: Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, Minas Gerais e São Paulo.

Em Mato Grosso do Sul, a Águas Guariroba atua com concessão plena em Campo Grande, com o abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto. No interior de MS, a Aegea está presente pelos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto em 68 municípios, por meio da PPP (Parceria Público-Privada) com o Governo do Estado, a Sanesul e a Ambiental MS Pantanal.