Produto Laka Oreo foi vendido com rótulo de chocolate branco, sem informar presença de glúten
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) mandou recolher um lote do chocolate branco Laka após identificar erro na rotulagem do produto, que pode representar risco à saúde de consumidores com restrições alimentares.
Segundo a Anvisa, o lote CC28525493 foi embalado de forma incorreta: o Laka Oreo recebeu o rótulo do Chocolate Branco Laka, o que fez com que as informações da embalagem não correspondessem ao conteúdo real. A medida foi adotada depois que a própria fabricante, a Mondelez Brasil Ltda, comunicou o recolhimento voluntário e iniciou a retirada do produto do mercado ao detectar a falha.
Em nota, a agência destacou que o problema é especialmente preocupante para pessoas com condições específicas de saúde, como celíacos e alérgicos ao glúten. Isso porque, com a troca de embalagens, o rótulo deixou de informar a presença de glúten — declaração obrigatória por lei.
“Essa falha técnica faz com que os ingredientes descritos no rótulo não correspondam ao produto. A troca de embalagens também resultou na falta da declaração obrigatória da presença de glúten”, informou a Anvisa.
Além do chocolate, a agência também determinou o recolhimento do Glitter e do Glitter Holográfico da marca Flex Fest. Os produtos são fabricados pela empresa AP Viola Artes e Festas Ltda e tiveram a comercialização, distribuição, fabricação, divulgação e uso suspensos em todo o país.
De acordo com a Anvisa, os itens contêm materiais plásticos, o que os torna impróprios para consumo em alimentos, contrariando as normas sanitárias.
A orientação é que consumidores que tenham adquirido os produtos afetados entrem em contato com os fabricantes para obter informações sobre troca ou devolução.











