Sistema de alta pressão intensifica o calor, enquanto chuvas intensas devem atingir Três Lagoas, Paranaíba e Aparecida do Taboado
Mato Grosso do Sul encara uma semana com calor acima do normal, alertam meteorologistas do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Entre o fim deste domingo (25) e o início da próxima semana, as temperaturas podem ficar até 8°C acima da média histórica, especialmente nas regiões oeste e sul do Estado, enquanto tempestades isoladas são previstas em algumas cidades.
O calor começou a se intensificar ainda na sexta-feira (23) e deve atingir o pico entre terça (27) e quarta-feira (28). Segundo o Inmet, municípios como Ponta Porã, Dourados e Corumbá podem registrar máximas de até 39°C já neste domingo, sendo Corumbá a única cidade com possibilidade de chuva.
A alta no termômetro é resultado da passagem de uma frente fria no início da semana passada, que gerou um sistema de alta pressão atmosférica. Esse fenômeno atua sobre a região Sul e parte de Mato Grosso do Sul, inibindo a formação de nuvens e chuvas significativas, o que intensifica o calor.
Os municípios do oeste do Estado, incluindo Corumbá e Porto Murtinho, devem sentir o impacto mais forte, com temperaturas acima da média histórica para janeiro, que gira em torno de 30°C a 31°C. O Inmet alerta ainda para a possibilidade de uma onda de calor, caracterizada por cinco dias consecutivos ou mais de temperaturas ao menos 5°C acima da média.
Apesar do calor intenso, há previsão de tempestades em algumas regiões, principalmente na região leste de Mato Grosso do Sul, como Três Lagoas, Paranaíba e Aparecida do Taboado. Centros urbanos do centro-norte, como Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste e Coxim, também estão sob alerta. Para a segunda-feira (26), as chuvas devem se estender, exceto para o sul do Estado, onde o tempo deve permanecer firme.

O Inmet recomenda atenção da população, principalmente em áreas urbanas, devido ao risco de temporais com ventos fortes e descargas elétricas.

















