Raio atinge manifestantes durante ato de Nikolas Ferreira em Brasília

23
Pessoas estão sendo atendidas pelo Corpo de Bombeiros (Reprodução/Redes sociais)

Cerca de 34 pessoas ficam feridas durante encerramento da caminhada do deputado federal; forte chuva atrasou o término do evento

Um raio caiu nas proximidades da Praça do Cruzeiro, em Brasília, por volta das 13h deste domingo (25), atingindo manifestantes que participavam do encerramento da caminhada organizada pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG). De acordo com o Corpo de Bombeiros, 34 pessoas ficaram feridas e foram atendidas no local.

O ato, que começou na segunda-feira (19) em Paracatu (MG), percorreu cerca de 240 quilômetros pela BR-040 e reuniu apoiadores de Bolsonaro, políticos e eleitores do deputado federal. A manifestação era contra decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) relacionadas a condenações de envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro, preso na Papuda.

O encerramento estava programado para as 12h na Praça do Cruzeiro, mas a forte chuva no Distrito Federal atrasou o término da caminhada. Entre os presentes estavam Carlos Bolsonaro, senador Marcos do Val (Podemos-ES), os deputados Zé Trovão (PL-SC), Filipe Barros (PL-PR) e Carlos Jordy (PL-RJ).

Antes de iniciar o último trecho do percurso, Nikolas Ferreira afirmou que o objetivo do ato já havia sido cumprido. “O objetivo foi alcançado antes mesmo do ato final, que é despertar as pessoas, abrir seus olhos para o que está acontecendo”, disse o parlamentar. Por precaução, ele passou a usar um colete à prova de balas devido a ameaças recebidas.

A Praça do Cruzeiro foi escolhida como local de encerramento após determinação do ministro Alexandre de Moraes, do STF, que proibiu manifestações em frente ao Complexo Penitenciário da Papuda. Durante o incidente com o raio, os manifestantes receberam atendimento imediato da Polícia Militar do Distrito Federal e do Corpo de Bombeiros.