Dados divulgados pela Serasa nessa segunda-feira (26) revelam que, em Mato Grosso do Sul, 71 mil estudantes estão devendo mensalidades de faculdades/universidades. O levantamento detalhou ainda que 48% dos endividados trancaram a sequência do curso superior por não conseguirem mais arcar com os custos.
A pesquisa foi produzida em parceria com o Instituto Opinion Box entre dezembro de 2025 a janeiro de 2026, sendo 936 universitários entrevistados no País. Desses, 66% disseram que já deixaram de comprar itens básicos, como alimentação, transporte e até contas essenciais, para pagar a mensalidade. Outros 26% relataram dificuldade de concentração nas aulas devido à preocupação com as dívidas.
Sobre o tempo dos débitos ativos, 61% apontaram estarem há mais de um ano atrasados; 18% já ultrapassam cinco anos. Na maioria das situações, o valor devido não passa de R$ 5 mil, o que indica dificuldade de negociação, mesmo em débitos considerados menores. Dos entrevistados, 28% disseram que ficaram desempregados e, por isso, não conseguiram mais bancar os estudos.
A pesquisa revelou que 57% dos acadêmicos pretendem retomar os estudos ainda em 2026, caso consigam regularizar a situação financeira. Para a maioria, quitar a dívida é visto como passo essencial para retomar a trajetória acadêmica e reduzir os impactos emocionais causados pelo endividamento.
Feirão
O Serasa está com a Feirão Limpa Nome com 186.920 ofertas de renegociação no estado voltadas a dívidas estudantis com condições facilitadas para quitação junto a instituições de ensino parceiras. Os descontos podem chegar a até 90%, conforme a Serasa, e fazem parte das ações do Serasa Limpa Nome.
Para conferir as ofertas e condições disponíveis na plataforma Serasa Limpa Nome, estudantes e demais consumidores com dívidas no setor educacional podem consultar os canais oficiais da empresa e negociar de forma on-line:
- Site: http://www.serasa.com.br
- App Serasa no Google Play e Apple Store
- WhatsApp: (11) 99575-2096




















