Grupo armado planejava crimes em Dourados antes do confronto com equipe da PM

39
(Foto: Sindei Bronka/Ligado Na Notícia)

Cinco suspeitos foram baleados; dois morreram e três seguem internados sob escolta policial

Um carro prateado avançou pela rua residencial ainda no começo da manhã. Antes mesmo de qualquer ordem de parada, vieram os disparos. Foi assim que, segundo a polícia, começou o confronto que terminou com dois suspeitos mortos e três feridos, nesta terça-feira (27), em Dourados, a 251 km de Campo Grande.

O grupo, formado por cinco homens, vinha sendo monitorado pelo serviço de inteligência da Polícia Militar após uma denúncia anônima indicar que eles planejavam cometer crimes na cidade. A abordagem foi feita por equipes da Força Tática na Rua das Orquídeas, no Jardim Pantanal, região leste do município.

De acordo com o tenente Luiz Eduardo Buchmann Kettenhuber, os suspeitos estavam em um veículo Gol prata, ano 2013, com placas de Dourados, e reagiram à tentativa de abordagem atirando contra a viatura. Os policiais revidaram. Nenhum militar ficou ferido, mas a viatura e o muro de uma casa próxima foram atingidos por tiros.

Dois homens morreram durante a ação. Um deles, de 27 anos, que caiu ao lado do carro e morreu no local. Segundo a polícia, ele tinha antecedentes por tráfico de drogas, tentativa de homicídio e desobediência a decisões judiciais. O outro, de 44 anos, que morreu a caminho do hospital. Ele era apontado como simpatizante de facção criminosa e tinha passagens por roubo, furto qualificado e violência doméstica.

Grupo armado planejava crimes em Dourados antes do confronto com equipe da PM

Outros três suspeitos foram baleados, socorridos na própria viatura e permanecem internados no Hospital da Vida, sob escolta policial. São eles: um homem, de 30 anos, natural do Rio Grande do Sul, com antecedentes por tráfico de drogas; outro, de 33, que responde por dois homicídios, roubo à mão armada e porte ilegal de arma; e um terceiro, de 40, que possui uma extensa ficha criminal, incluindo tentativas de homicídio e porte ilegal de arma. O estado de saúde deles não foi divulgado.

Ainda segundo a Polícia Militar, parte do grupo cumpria pena no regime semiaberto. Dentro do veículo foram apreendidas duas pistolas, dois revólveres, uma balaclava e dinheiro em espécie, o que, para os investigadores, indica que os suspeitos estavam preparados para ações criminosas.

A perícia técnica foi acionada para analisar o local e o automóvel. As investigações agora buscam identificar quais seriam os alvos dos crimes planejados e se há outros envolvidos na organização criminosa que atuaria em Dourados.