Bonito anuncia revitalização do Balneário Municipal com acesso por reconhecimento facial

11
Balneário Municipal de Bonito terá reconhecimento facial para moradores

Sistema deve começar a funcionar em 2026 e promete mais segurança e organização no controle de entrada

O acesso ao principal balneário público de Bonito deve ganhar um novo “porteiro” nos próximos meses: a tecnologia. A Prefeitura anunciou que o Balneário Municipal passará por uma ampla revitalização e terá reconhecimento facial para a entrada de moradores, em um projeto que promete modernizar a estrutura e organizar o fluxo de visitantes em um dos destinos turísticos mais famosos do país.

A expectativa da administração municipal é lançar a licitação das obras em março. Segundo o prefeito Josmail Rodrigues, o projeto prevê o cercamento completo do balneário, além da reforma da recepção e dos banheiros. Também estão previstas melhorias na acessibilidade, com adequações estruturais para atender melhor moradores e turistas.

“Vai licitar ainda. O projeto está sendo recalculado e deve ficar pronto em cerca de 20 dias. Minha ideia é licitar em março”, afirmou o prefeito.

Outra novidade envolve as duas lanchonetes que funcionam no local. A partir de maio, será desenvolvido o projeto de revitalização desses espaços, com a proposta de que passem a operar por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP). A intenção é ampliar o conforto e melhorar o atendimento ao público.

De acordo com a Prefeitura, o sistema de reconhecimento facial começará a ser implantado a partir de fevereiro de 2026. Para utilizar o novo modelo de acesso, será necessário que os usuários façam um cadastro prévio. A administração municipal afirma que a medida vai trazer mais agilidade, segurança e organização no controle de entrada no balneário.

“Estamos trabalhando em uma recepção mais moderna, com a implantação do reconhecimento facial para o bonitense, além de melhorias nos banheiros e do cercamento do atrativo. Nossa equipe técnica está elaborando todos os estudos para garantir um espaço mais funcional e à altura de Bonito”, informou o município em nota.

Desde dezembro, turistas que visitam a cidade precisam pagar a Taxa de Conservação Ambiental (TCA), no valor de R$ 15 por pessoa, por dia. O pagamento é feito exclusivamente pelo site oficial do programa Turista por Natureza. A taxa não se aplica aos moradores do município, que terão acesso ao balneário por meio do novo sistema de identificação facial.