Capital amanheceu sob chuva e teve seguir durante todo o dia; aviso de perigo segue até terça
A semana começa com guarda-chuva aberto em Campo Grande e atenção redobrada em todo Mato Grosso do Sul. A primeira segunda-feira de fevereiro (2) amanheceu com chuva na capital e segue sob influência de instabilidades que mantêm o estado em alerta para temporais, segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
De acordo com os órgãos, a previsão combina sol entre nuvens, mas com condições favoráveis para chuvas intensas e tempestades, acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento. Em algumas regiões, os acumulados podem ultrapassar 40 milímetros em 24 horas.
A instabilidade atmosférica é provocada pela formação de um sistema de baixa pressão que atua entre o Paraguai, a Bolívia e Mato Grosso do Sul. O cenário é reforçado pelo aquecimento ao longo do dia, alta disponibilidade de umidade e o deslocamento de cavados, favorecendo a ocorrência de temporais.

O alerta de tempestade de grau de severidade “Perigo” do Inmet tem validade até as 10h de terça-feira (3). O aviso indica possibilidade de chuva entre 30 e 60 mm por hora ou até 100 mm por dia, além de ventos intensos, que podem chegar a 100 km/h, e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, danos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no trânsito.
Campo Grande
Em Campo Grande, a chuva marcou o início do dia. A previsão indica tempo nublado com chuva forte ao longo desta segunda-feira. À noite, a intensidade diminui, mas a chuva continua. As temperaturas na capital devem variar entre 23°C e 25°C.
Orientações
Em caso de ventos fortes, a recomendação é não se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de quedas e descargas elétricas, e evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Também é indicado desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, se possível.
Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil, pelo telefone 199, e ao Corpo de Bombeiros, pelo 193.

















