Uma grande carga de antimônio, tipo de semimetal (metaloide) prateado, quebradiço e tóxico usado na indústria de semicondutores, fabricação de vidros, pigmentos de tintas, borracha e soldas, foi apreendido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no último sábado (31), em Corumbá.
Segundo a ocorrência, divulgada somente nessa segunda-feira (02), o material foi encontrado durante uma ação de fiscalização na rodovia federal BR-262. Um veículo de passageiros, modelo Van, foi parada para revista do bagageiro.
Ao conferir os volumes, diversos sacos foram vistos sem qualquer tipo de identificação. O motorista foi questionado e confessou se tratar de minério, adiantando que não possuia qualquer nota fiscal de importação legal.
Ao todo, foram apreendidos 625 quilos de antimônio. O motorista forneceu um número de telefone do responsável pelo material que, na conversa com os policiais, confessou que comprou na Bolívia para revender com fabricantes de baterias do Brasil.
O material apreendido foi encaminhado à Receita Federal em Corumbá e o caso é investigado. Ainda segundo a PRF, o antimônio tem alto uso industrial em ligas metálicas (baterias de chumbo-ácido, soldas) e como retardante de chama.




















