Após chuvas, Governo faz levantamento de estragos e prepara reconstrução de pontes e estradas

29
Foto: Reprodução

O Governo do Estado já está realizando os levantamentos das áreas mais afetadas pelas fortes chuvas dessa primeira semana de fevereiro e deve anunciar um pacote de ajuda aos municípios, especialmente de Corguinho, Rio Negro e Rochedo, que registraram acumulados superiores aos 300 milímetros em um período de pouco mais de 72 horas, com alagamentos de bairros, estradas e ate pontes de madeira danificadas ou destruídas.

Em um vídeo publicado nas redes sociais, o governador Eduardo Riedel aparece ao lado do secretário-chefe da Casa Civil, Walter Carneiro Júnior, e do secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Guilherme Alcântara de Carvalho. Na mesa, é possível ver um mapa e dezenas de imagens dos estragos deixados pela chuva.

Após chuvas, Governo faz levantamento de estragos e prepara reconstrução de pontes e estradas
Foto: Reprodução

Segundo Riedel, as equipes técnicas já estão a campo para avaliar os impactos e iniciar os trabalhos de recuperação. “Estamos a campo. Já identificamos seis pontes levadas pela força da água e estamos iniciando o trabalho de recuperação e recomposição”, afirmou, garantindo que não faltarão esforços para a reconstrução dessas estruturas.

A equipe técnica do Governo do Estado detalhou que a ponte de São Félix apresenta a situação mais sensível e urgente, por ser fundamental para o escoamento da sagra e retirada de animais, além do deslocamento da população. “Está isolada, porque tem soja para colher, animal para retirar e trânsito de pessoas. Vamos atuar rapidamente nessa ponte e nas demais”.

Outra estrutura danificada foi a ponte sobre o Rio Taboco localizada na rodovia estadual MS-352, em Corguinho (veja o vídeo acima), próxima à Fazenda Santo Onofre. Sem a ponte, não há mais acesso entre o distrito do Taboco e outras localidades rurais, ou seja, estão todos isolados. A Prefeitura de Corguinho e também de Rio Negro decretaram Situação de Emergência.

Ainda no vídeo, o governador citou a situação de Porto Murtinho, onde foram registrados mais de 250 milímetros de chuva que deixaram ao menos 14 pontos de alagamentos, especialmente na Estrada do Firmo. “As equipes já foram lá para reconstituir esses pontos após as águas abaixarem de imediato”, finalizou.