Coxim tem pontes destruídas e crateras gigantes nas ruas após mais de 200 mm de chuva

19
Cratera na Rua dos Jasmins em Coxim (Foto: Divulgação/Prefeitura de Coxim)

As fortes chuvas desta primeira semana de fevereiro deixaram um rastro de destruição em Coxim. Levantamento realizado pela Prefeitura nessa quinta-feira (05) mostram que houve queda de pontes de madeira na zona rural e crateras gigantescas em ruas do perímetro urbano. Os dados revelam ainda que duas famílias ficaram desalojadas e foram acolhidas pelas equipes da Assistência Social.

A chuva acumulada foi de 201,6 milímetros em 96 horas e o saldo de sete bairros alagados, quatro pontes danificadas e nove vias públicas com crateras. Além disso, houve aumento do nível do Rio Taquari, chegando a marca de 5,24 metros, de emergência e inundação, mas com o fim das chuvas a tendência é que as águas abaixem novamente.

Coxim tem pontes destruídas e crateras gigantes nas ruas após mais de 200 mm de chuva
Foto: Divulgação

O coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, Gilberto Portela, informou que as equipes já estão nas ruas fazendo os primeiros reparos a mapeando os locais mais prejudicados. “As enxurradas foram violentas. A força das águas não poupou residências, estabelecimentos comerciais nem a infraestrutura da cidade”, relatou.

Por conta dos estragos, o prefeito Edilson Magro decidiu por decretar estado de Situação de Emergência, valido pelos próximos 180 dias. “Estamos concentrando todos os esforços possíveis para restabelecer a normalidade o quanto antes, mas o estrago é significativo e vai demandar tempo e recursos”, afirmou o prefeito Edilson Magro.

A Prefeitura orienta que os moradores de áreas de risco busquem informações junto à Defesa Civil e sigam as orientações das autoridades. A previsão meteorológica para os próximos dias ainda causa preocupação, e as equipes seguem em alerta para eventuais novos episódios de chuvas intensas.