Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram como está a situação nas áreas banhadas pelo Rio Aquidauana, em especial no distrito de Palmeiras, em Dois Irmãos do Buruti, conhecido por abrigar pousadas, pesqueiros e balneários.
A água atingiu o telhado de residências ribeirinhas. Conforme os dados fluviométricos atualizados à 1h desta quinta-feira (05), o nível do rio chegou a marca de 743 centímetros, com vazão de 537 metros cúbicos por segundo.
A estação meteorológica do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) aponta que foram 110 milímetros nas últimas 96 horas nesta região, que abrange também as cidades de Aquidauana e Anastácio.
A Prefeitura de Dois Irmãos do Buriti, em conjunto com a Defesa Civil do município, já colocou equipes à disposição da população e o local está preparado, caso seja necessário abrigar famílias. Ainda não há um balanço dos estragos.
O Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) aponta que, mesmo com a previsão de redução do acumulado nos próximos dias, ainda são esperadas pancadas de chuva na bacia hidrográfica.
“Os dados reforçam a proximidade da cota de inundação e o risco iminente de transbordamento, com impacto direto sobre áreas urbanas e rurais situadas próximas ao leito do rio”, afirma a nota do Instituto.




















