Programa oferece mais de 67 mil vagas no primeiro semestre; cadastro é gratuito e feito pela internet
Quem ainda pretende usar o financiamento estudantil para entrar na faculdade em 2026 precisa correr contra o relógio: as inscrições para o Fies do primeiro semestre terminam às 23h59 desta sexta-feira (6). O cadastro é gratuito e deve ser feito exclusivamente pela internet, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, com login pela conta Gov.br.
Nesta edição, o Ministério da Educação (MEC) oferece 67.301 vagas para cursos de graduação em instituições privadas que aderiram ao programa e possuem avaliação positiva no Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior). As vagas que não forem ocupadas agora poderão ser disponibilizadas no segundo semestre.
Durante a inscrição, o candidato pode escolher até três opções de curso, indicando a ordem de preferência entre instituição, turno e local de oferta. As escolhas podem ser alteradas até o encerramento do prazo. A pré-seleção, no entanto, ocorre para apenas uma opção.
Para participar, é necessário ter feito o Enem a partir de 2010, com média mínima de 450 pontos nas provas e nota diferente de zero na redação. A renda familiar bruta mensal por pessoa deve ser de até três salários mínimos, o equivalente a R$ 4.863 em 2026.
No momento da inscrição, o estudante também precisa informar dados do perfil socioeconômico, como etnia ou cor, se é pessoa com deficiência, quilombola e se já concluiu o ensino superior.
Metade das vagas é reservada ao Fies Social, modalidade voltada a estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo (R$ 810,50) e inscritos no CadÚnico. Nesses casos, o financiamento pode cobrir até 100% do valor das mensalidades.
O resultado da chamada única será divulgado no dia 19 de fevereiro. Os candidatos pré-selecionados deverão complementar a inscrição entre 20 e 24 de fevereiro. Quem não for convocado entra automaticamente na lista de espera, com chamadas previstas entre 26 de fevereiro e 10 de abril.
O MEC orienta que os candidatos revisem todas as informações antes de finalizar o cadastro e evitem deixar a inscrição para os últimos minutos, já que o sistema pode apresentar instabilidade próximo ao fim do prazo.
Como funciona o Fies
O Fies permite financiar mensalidades de cursos superiores em instituições privadas usando a nota do Enem. Diferentemente do Prouni, o programa não oferece bolsas de estudo: o valor financiado deve ser quitado após a conclusão do curso, em parcelas proporcionais à renda do estudante.
Em 2026, o governo federal prevê a oferta de 112.168 novos contratos ao longo do ano.
Calendário do Fies – 1º semestre de 2026
- Inscrições: 3 a 6 de fevereiro
- Resultado (pré-seleção): 19 de fevereiro
- Complementação da inscrição: 20 a 24 de fevereiro
- Lista de espera: 26 de fevereiro a 10 de abril




















