Pai de santo que abusou de crianças alegando estar incorporado é preso na Capital

21
Foto: PCMS

Um pai de santo de 63 anos foi preso nessa quarta-feira (11) em Campo Grande pela Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA) em função de um mandado preventivo. Ele é investigado por estupro de vulnerável.

O sujeito atua em um centro de umbanda e as vítimas são todas praticantes da religião. A investigação começou em novembro de 2025, a partir do relato de uma mulher abusada sexualmente quando tinha apenas 12 anos.

Para a prática do crime, o autor sustentava estar incorporado por uma entidade espiritual e precisa tocar na vítima para realizar trabalhos espirituais. Outras duas investigações estão em andamento, ambas de condutas semelhantes.

Ainda segundo a DEPCA, em razão da gravidade dos fatos, reiteração delitiva, necessidade de resguardar a instrução criminal e garantir a proteção das vítimas, foi solicitada a prisão preventiva, devidamente aceita pela Justiça.

Pai de santo que abusou de crianças alegando estar incorporado é preso na Capital
Foto: PCMS

Durante o procedimento, foram adotadas todas as providências de polícia judiciária cabíveis, encaminhamentos para exames periciais, oitiva de testemunhas e a implementação de medidas de proteção para resguardar a dignidade, integridade física e psicológica das vítimas.

Ele vai responder pelo crime de estupro de vulnerável, com aumento de pena em razão do exercício de autoridade sobre a vítima (líder religioso), e por posse ilegal de arma de fogo, pois uma espingarda foi apreendida no centro espiritual, sem documentação necessária.

Em interrogatório, o autor afirmou que, quando estaria “trabalhando com a entidade”, sua incorporação seria “totalmente apagada” e que não teria conhecimento do que fazia. A versão será confrontada com os demais elementos de prova colhidos no inquérito.