
Catedráticos do Samba, Deixa Falar e Cinderela Tradição fecharam a programação na Praça do Papa com enredos, tradição e reflexão social
Sob o brilho das fantasias, o som das baterias e o olhar atento de cerca de 18 mil pessoas, a última noite de desfiles do Carnaval de Campo Grande transformou a Praça do Papa em passarela de cores, história e emoção nesta terça-feira (17).
Três escolas de samba encerraram a programação na capital: G.R.E.S. Os Catedráticos do Samba, Deixa Falar e Cinderela Tradição. A noite começou com show de abertura e, na sequência, as agremiações tomaram a avenida para celebrar a cultura carnavalesca sul-mato-grossense.
A primeira a desfilar foi a G.R.E.S. Os Catedráticos do Samba, que em 2025 ficou em terceiro lugar no Carnaval da capital. Com tradição de 48 anos, a escola levou à avenida integrantes emocionados. A componente Neuza Malheiros, de 72 anos, que participa há 25 anos da agremiação, destacou o sentimento de pertencimento. “Isso aqui é a minha vida. Minha família também participa, está no sangue o carnaval e a Catedrático”, afirmou.
Em seguida, foi a vez da Deixa Falar, uma das mais tradicionais da cidade. A escola já conquistou seis títulos (2014, 2018, 2020, 2022, 2023 e 2024), sendo campeã em 2024. No ano passado, desfilou com quatro carros alegóricos e cerca de 75 ritmistas na bateria. A expectativa era repetir o desempenho marcante e manter o favoritismo na avenida.
Encerrando a noite e toda a programação de desfiles, a Cinderela Tradição apresentou o enredo “Diásporas – por um futuro que não repita o passado”. A proposta levou à avenida uma reflexão sobre os deslocamentos forçados de povos ao longo da história e a construção de um futuro mais justo e consciente.
O público acompanhou de perto cada apresentação. A visitante Jurema Espíndola, de 58 anos, que veio de Corumbá, elogiou o evento. “É a primeira vez que venho assistir em Campo Grande e estou adorando. Está uma maravilha”, disse. Já Leonardo de Jesus, de 60 anos, que frequenta os desfiles todos os anos, destacou a organização. “Está bem estruturado, estão de parabéns pelo trabalho realizado”, comentou.
A segurança foi reforçada com a presença da Guarda Civil Metropolitana de Campo Grande, que atuou durante toda a noite para garantir a tranquilidade do público.
Com o encerramento dos desfiles, o Carnaval 2026 se despede da avenida deixando, além do samba no pé, a expectativa pelo resultado oficial e pela próxima edição da festa.











