Projeto de Lei quer tombar barraquinhas de Anhanduí para evitar risco de remoção

28
Barraca na BR-163 em Anhanduí (Foto: Google Maps)

As tradicionais barracas e estruturas montadas às margens da rodovia federal BR-163, no distrito campo-grandense de Anhanduí, são temas de um Projeto de Lei (PL) para o tombamento histórico do conjunto cultural e paisagístico da área.

Como parte da tramitação da proposta, uma Audiência Pública será promovida pela Câmara de Vereadores na próxima quarta-feira (25), às 9 horas, no Ginásio de Esportes da Escola Municipal Isauro Bento Nogueira, na Rua Mairiporã, naquele distrito.

A matéria e o debate sobre o assunto voltaram à mesa das autoridades locais mediante preocupação pelas novas obras de duplicação da BR-163 que estão sendo executadas pela Motiva Pantanal, concessionária responsável pela administração da via federal.

O PL 12.252/25, apresentado pelo vereador André Salineiro (PL), prevê o tombamento histórico das barracas tradicionais localizadas às margens da BR-163, reconhecidas como bem cultural de relevante interesse histórico, social, econômico e cultural.

As barracas serão inscritas no Livro de Tombo Histórico, Etnográfico e Paisagístico do Município e, dessa forma, intervenções, reformas, ampliações, modificações estruturais ou remoções somente poderão ocorrer mediante prévia autorização da Prefeitura.

“São um marco cultural do distrito de Anhanduí, sendo amplamente reconhecidas pela comercialização de produtos artesanais, doces caseiros, conservas, pimentas e demais gêneros produzidos por famílias locais”, justificou o vereador.