Alckmin recebeu 83 presentes oficiais desde 2023; China lidera lista

12
Alckmin ganhou presentes em audiências, viagens, reuniões e eventos (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Itens incluem relógio, tapete persa, obras em seda e porcelanas; objetos foram incorporados ao patrimônio da União

De relógio inteligente a tapete persa, passando por peças em jade e porcelana: desde o início de 2023, o vice-presidente Geraldo Alckmin recebeu 83 presentes oficiais em compromissos no Brasil e no exterior. Todos os itens foram incorporados ao patrimônio da União, conforme as regras aplicáveis a autoridades do Executivo federal.

A lista reúne objetos entregues durante audiências, viagens internacionais, reuniões bilaterais e eventos institucionais. A maior parte veio de autoridades e representantes estrangeiros, com destaque para a China, que aparece 11 vezes como origem dos presentes — incluindo itens enviados pelo presidente Xi Jinping.

Também constam na relação objetos oferecidos por representantes da Índia, Portugal, Vietnã, Suécia, Emirados Árabes Unidos, Nigéria, além de autoridades brasileiras e organismos internacionais.

Objetos decorativos predominam

Entre os itens recebidos, predominam peças decorativas e artísticas, como quadros, gravuras, esculturas, vasos, pratos e bandejas de porcelana. Há ainda jogos de xícaras, caixas ornamentais, livros de arte, molduras fotográficas e símbolos culturais dos países de origem.

Da China, por exemplo, constam obras em seda, jade e ouro, como quadros bordados, placas decorativas e peças históricas entregues em encontros de alto nível. Entre os itens enviados por Xi Jinping estão uma caixa com rolo de caligrafia, um azulejo da Dinastia Han, um quadro bordado em seda e um HD externo de 1 TB.

Itens de maior valor

A lista também inclui presentes de maior valor agregado, como um relógio Huawei GT 3 Pro entregue pelo vice-presidente chinês, um tablet Vaio, um tapete persa Nain e uma adaga cerimonial oferecidos por integrante da família real dos Emirados Árabes Unidos.

Autoridades da Índia também presentearam o vice-presidente com uma escultura de elefante em prata e peças decorativas em filigrana. Já representantes de países europeus enviaram itens como porcelanas, cristais e objetos simbólicos.

No Brasil, constam na relação presentes oferecidos por autoridades locais, empresários e representantes institucionais, como conjunto de xícaras, prato decorativo, relógio e até uma máquina de moer café.

Patrimônio público

Segundo as normas vigentes, todos os presentes recebidos em compromissos oficiais passam por registro formal e são incorporados ao patrimônio da União. O procedimento prevê catalogação, identificação da origem e guarda adequada dos itens.

A divulgação da lista ocorre em meio à política de transparência adotada pelo governo federal sobre bens recebidos por autoridades em agendas institucionais.