
País conquistou sua primeira medalha em uma edição da competição
O Brasil encerrou sua participação nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2026 com um feito histórico: conquistou sua primeira medalha de ouro na história da competição. O feito aconteceu nas pistas de Milão e Cortina, na Itália, com a vitória de Lucas Pinheiro Braathen no slalom gigante, marcando um momento inesquecível para o esporte brasileiro.
Em comunicado, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) destacou que o desempenho da delegação representou um marco, não apenas pelo resultado, mas pelo crescimento da participação verde-amarela. “Começamos bem, aumentando o número de participantes, aumentando o tamanho da delegação. E fechamos literalmente com a chave de ouro, conquistando a primeira medalha olímpica do Brasil em Jogos Olímpicos de Inverno. E logo uma medalha de ouro”, celebrou o presidente do COB, Marco La Porta.
Lucas Pinheiro Braathen também comemorou a conquista. “Eu e o Brasil não estávamos aqui nos Jogos Olímpicos de Inverno apenas para participar. Estávamos aqui para fazer a diferença, trazer nossas cores, outra mentalidade, outra cultura e celebrar essa diversidade do Brasil e do esporte. Acho que esse ouro representa a força que existe nessa diversidade”, afirmou o atleta.
A edição de 2026 marcou ainda a maior delegação brasileira já enviada a Jogos Olímpicos de Inverno, com 14 atletas disputando diferentes modalidades. O Comitê Olímpico Internacional (COI) também exaltou o evento, considerado “fantástico” pelo presidente Kirsty Coventry, em seu primeiro discurso de encerramento após assumir a presidência no ano passado. “Nas últimas duas semanas, vimos e vivemos Jogos incríveis. Não tenho palavras”, declarou Coventry.
O ouro de Lucas não apenas simboliza a estreia do Brasil no pódio de Jogos de Inverno, mas também reforça o crescimento do país em modalidades que até então eram pouco exploradas na tradição olímpica nacional.



















