18/07/2019 08h41
Por: Redação
Agentes da Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais (CCEV) de Campo Grande estão intensificando o trabalho de combate ao Triatomíneos, popularmente conhecido como “barbeiro”, transmissor da doença de chagas. Nesta semana, os servidores estão percorrendo imóveis rurais da região da Chácara das Mansões fazendo a inspeção e borrifação do inseticida nos locais onde o vetor pode se abrigar.
Segundo a gerente técnica do Serviço de Chagas da coordenadoria, Marcelle Prado, o trabalho é realizado de forma programada e envolve quatro agentes visitadores e não é restrito somente a zona rural de Campo Grande, porém o serviço acaba sendo concentrado nesta localidade, considerando a presença mais constante dos insetos.
“Esse serviço está dentro da rotina do CCEV e é feito também nas residências da área urbana, principalmente em bairros com maior concentração de matas e próximos da zona rural. No entanto o empenho maior acaba sendo nos imóveis da zona rural onde o barbeiro é mais presente.”, disse.
Os agentes chegam a inspecionar de 12 a 15 propriedades rurais menores (chácaras e sítios) em apenas um dia. O trabalho consiste na vistoria de galinheiros, currais, alojamentos e demais locais onde o inseto pode se abrigar. Quando o barbeiro é encontrado é feita a borrifação de veneno em toda a localidade e o inseto recolhido para ser analisado.
Os moradores também recebem orientações sobre os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti -transmissor da dengue, zika e chikungunya – e da Leishmaniose.




















