Quatro a cada 10 pessoas não respeitaram o isolamento no Domingo de Páscoa

379

Mato Grosso do Sul volta a ter uma das piores taxas de isolamento em comparação a média nacional

13/04/2020 12h40
Da redação com informações do Governo

Mesmo sendo o método mais eficiente para conter a proliferação do novo coronavírus, o isolamento social não foi respeitado por 43,4% das pessoas em Mato Grosso do Sul neste Domingo de Páscoa (12). Isso demonstra que, mesmo com grande parte do comércio fechado e transporte público limitado, de cada grupo de 10 pessoas, quatro não ficaram em suas casas.

Com isso, Mato Grosso do Sul volta a ter o pior desempenho da média nacional. O resultado brasileiro foi de 59,2% das pessoas respeitando o isolamento. No Estado, foram 56,6% – uma diferença de 2,6 pontos percentuais.

Em comparação a estados vizinhos, Mato Grosso do Sul empatou com Mato Grosso na última colocação, atrás de São Paulo (56,8%), Minas Gerais (58,8%), Paraná (59,7%) e Goiás (61,8%).

Melhor e pior resultados sul-mato-grossenses ficaram em municípios que fazem fronteira com o Paraguai e que, apesar da proximidade, tiveram uma diferença de comportamento de 37,4 pontos percentuais.

Em Bela Vista, 78,3% das pessoas respeitaram o isolamento; enquanto em Sete Quedas, apenas 40,9%. Já na Capital, Campo Grande, o índice foi de 56,70%, resultado muito próximo da média estadual.

Taxa média de isolamento social nas ultimas semanas na Capital

O isolamento social é medido por uma tecnologia que usa os dados de mais de 60 milhões de dispositivos móveis em todo o Brasil. O programa permite mapear a movimentação de pessoas dentro de regiões específicas e medir quais apontam maior distanciamento social.

Para compor o índice de isolamento, as informações são criptografadas e é preservada a privacidade dos indivíduos. A única informação coletada dos celulares é a localidade.

Divulgação