A ação proporcionou o esclarecimento de dúvidas e a disseminação do assunto neste momento de combate à pandemia
05/06/2020 17h00
Por: Ascom
Nesta semana, cerca de mil funcionários dos setores administrativos da Santa Casa de Campo Grande participaram de palestras com orientações essenciais para o enfrentamento à COVID-19. A ação conjunta entre o Núcleo de Educação Profissional (NEP) da Escola de Saúde e o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) proporcionou o esclarecimento de dúvidas e a disseminação do assunto neste momento de combate à pandemia do coronavírus.
A cada 45 minutos uma turma era capacitada nos turnos matutino, vespertino e noturno, com duas principais abordagens: sobre o resgate histórico da doença no mundo, mas especialmente apresentação de dados atualizados no Brasil e em Mato Grosso do Sul, e a outra sobre a utilização correta do Equipamento de Proteção Individual (EPI) e os cuidados básicos para manter a prevenção no posto de trabalho e também em casa.
Elza Castilho, secretária da diretoria técnica da instituição, destacou a iniciativa do hospital. “Apesar de ter conhecimento por meio das mídias sobre a doença, a abordagem na palestra foi bastante esclarecedora no sentido de aplicação nas rotinas de diversos setores do hospital, trazendo, além do esclarecimento, mais ponderação para lidarmos com esse momento de pandemia no qual pelo tempo que trabalho nessa instituição, aproximadamente quase 40 anos, não havia vivenciado”, comentou.
Os profissionais responsáveis pela capacitação dos funcionários fazem parte do grupo de multiplicadores da Escola de Saúde da Santa Casa, sendo eles: a fisioterapeuta intensivista, Rayssa Bruna Holanda Lima, a enfermeira do Núcleo de Segurança do Paciente, Maressa Siqueira Aragão e a enfermeira especialista em qualidade, Rosemare Maciel, e, pelo SESMT, conduziram o treinamento os técnicos de segurança do trabalho Giorlando Ramires, Gustavo Gibalde, Maria Izabel Guerreiro e Thais Oliveira, sob a coordenação de Regis Aparecido.
A enfermeira e analista de educação, Kátila Melo Brito, do Núcleo de Educação Profissional da Escola de Saúde ressaltou que esse tipo de ação é muito importante diante do cenário atual. “As orientações também influenciam na saúde dos funcionários, tanto nas medidas de biossegurança voltadas à preocupação de cada um deles, atentando às recomendações dos serviços de saúde responsáveis, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), autoridades de saúde pública, bem como a contextualização das determinações para a execução correta no exercício laboral”, finalizou Kátila.
