32.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 22 de agosto, 2025
spot_img

Projeto de Antonieta garante cidadania a portadores de câncer

22/09/2015 21h30

Projeto de Antonieta garante cidadania a portadores de câncer

Agência ALMS

Autora do projeto de lei que assegura o pagamento de meia entrada em espetáculos culturais e esportivos a portadores de câncer e doenças degenerativas, a Deputada Estadual Antonieta Amorim (PMDB) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa na manhã desta terça-feira (22) para ressaltar a importância do lazer no tratamento.

Segundo Antonieta, diversos estudos comprovam os efeitos do lazer e das interações sociais no tratamento do câncer e outras doenças, no entanto, o projeto pretende ir além e garantir a cidadania dessas pessoas. “Muitos medicamentos são caros, e o custo do tratamento dificulta os momentos de lazer, e a doença já tão estigmatizada, além de já causar o impacto por si só, ainda vem acompanhada principalmente de ansiedade e depressão, o que pode afetar as relações sociais e levar o paciente à reclusão, o que prejudica o tratamento”.

De acordo com a Deputada, apesar dos avanços, o tratamento ainda não é infalível, o que causa medo e sofrimento. “A pessoa vê sua vida mudar drasticamente a partir do diagnóstico, ela deixa de viver a vida que planejou para viver uma situação causada por uma fatalidade”, afirmou Antonieta, ressaltando que estudos indicam que as mudanças nas relações sociais, familiares e lazer da pessoa são decorrentes mais dos impactos psicológicos do que físicos.

“Muitas vezes a depressão não é detectada, pois os sintomas como falta de apetite e pouca energia são confundidas com os efeitos do tratamento”, lembrou a parlamentar. Para ela, neste momento entra a importância de promover alternativas de lazer aos pacientes, levando-os a uma interação social mais intensa e promovendo momentos de diversão e descontração.

O Projeto de Lei da deputada foi aprovada pela Assembleia nesta terça-feira e agora segue para análise e sanção do governador.

Foto ALMS
Projeto quer combate a depressão das pessoas em tratamento

Fale com a Redação