05/10/2015 09h00
Saiba quais os alimentos perigosos para cães e gatos
Os alimentos que você adora podem ser prejudiciais para o seu animal de estimação. Entenda!
Notícias ao Minuto
Você consegue resistir quando o seu cão ou gato te olha com aquele ar querido pedindo que lhe dê um pouco do que você está comendo? Cuidado, alguns alimentos têm propriedades que podem afetar o sistema imunológico do seu animal de estimação e colocá-lo em risco.
Para orientar e alertar os donos de cães e gatos, a revista Claudia falou com a Dra. Letícia Tortola, veterinária da Guabi PetCare, que listou os alimentos perigosos para o seu animal de estimação.
Chocolate. Um dos piores alimentos para os animais de estimação. O chocolate contém a substância teobromina (presente no cacau) que pode intoxicar seu cão ou gato. E quanto mais amargo e escuro o chocolate, mais perigoso é para o seu amigo de quatro patas. A ingestão de chocolate “pode provocar vómitos, diarreia, hiperexcitação, aumento dos batimentos cardíacos, convulsões e até a morte”, alerta a veterinária.
Cebola e Alho. Estes alimentos são muito comuns na nossa cozinha mas para os animais de estimação são um ‘veneno’. O seu consumo excessivo pode provocar alterações nos glóbulos vermelhos e o desenvolvimento de anemia. Em casos extremos, pode até levar à morte. Os gatos são mais suscetíveis à intoxicação com estes alimentos do que os cães.
Uvas ou passas. A ingestão de uvas pode comprometer o funcionamento dos rins e pode levar seu animal a morte. Os veterinários ainda não identificaram a substância presente na fruta que prejudica os animais de estimação mas se sabe que nas primeiras 24 horas, os animais geralmente ficam com vómitos, fraqueza, desidratação, redução da produção de urina e falência renal, explica Letícia.
Leite e derivados. Os cães e gatos adultos não produzem quantidades suficientes da enzima que ajuda a digerir a lactose do leite. Quando ingerido, o leite e seus derivados, pode provocar dores abdominais, náuseas e diarreia.
Doces. Os doces podem, principalmente, levar o seu animal de estimação a ficar obeso. Além disso, aumentam o risco de diabetes, especialmente nos gatos.
Ovos crus, ossos crus e carne crua. Quando não estão cozidos, estes alimentos podem conter bactérias, como a Salmonela, que podem ser perigosas para a saúde do animal. Os ossos, principalmente os de galinha, podem fazer com que se engasguem, sufoquem e até podem perfurar algum órgão interno.
Dieta desequilibrada ou restos de comida. Os cães e gatos precisam de ingerir diariamente todos os nutrientes essenciais para manter uma vida saudável. Apesar de a nossa comida ter o mesmo tipo de nutrientes, as suas necessidades são em proporções diferentes das nossas. Por isso, dar-lhes sobras de comida pode fazer com que fiquem mais suscetíveis a desenvolver vários problemas de saúde.
