25.8 C
Campo Grande
domingo, 20 de julho, 2025
spot_img

Em Mato Grosso do Sul, adolescentes em conflitos com as leis aprendem disciplina através do futebol

20/10/2015 14h00

Em Mato Grosso do Sul, adolescentes em conflitos com as leis aprendem disciplina através do futebol

Notícias MS

O projeto “Sementes do Amanhã”, desenvolvido pela Superintendência de Assistência Socioeducativa (SAS), da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, está trabalhando a disciplina entre os adolescentes em conflitos com as leis, internados na Unidade Educacional de Internação Dom Bosco, de Campo Grande, através do futebol.

Parceria firmada com a Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte) garante aulas de futebol à aproximadamente 85 adolescentes em regime educacional de internação, que são ministradas pelo atleta e ex-jogador de futebol Biro Biro, que além dos fundamentos do futebol como a disciplina, trabalha também com os jovens a concentração, atenção, respeito, interação e saúde física e mental.

De acordo com Biro Biro, existem regras para os adolescentes serem inseridos no projeto, como por exemplo, ter bom comportamento, frequência máxima nas aulas de ensino fundamental e médio, ministradas na UNEI Dom Bosco e ter boas notas. “Esse é um trabalho voluntário que realizamos que tem ainda a função de incentivar a educação, fundamental para moldar o caráter”, explica o técnico.

Os adolescentes inseridos no projeto podem escrever uma nova história de vida através do esporte. Segundo Biro Biro, aqueles que apresentarem melhor desempenho e se destacarem nos treinos poderão participar de peneiradas de grandes times. “Nas primeiras aulas já notei que tem meninos muito bons, com muita técnica, de fato habilidosos e nos iremos intermediar o contato deles com os times nacionais”, afirma.

“Essa nova proposta de captação de parceiros para atuarem nas Unidades Educacionais de Internação e Internação Provisória enriquece ainda mais o trabalho que vem sendo realizado pelos socioeducadores, uma vez que a execução das medidas socioeducativas tem por finalidade possibilitar aos adolescentes em conflitos com as leis, o desenvolvimento de competências e habilidades básicas para uma nova condução de vida quando em liberdade”, explica Carmem Lígia Loureiro Carmello, superintendente da SAS.

Em Mato Grosso do Sul, adolescentes em conflitos com as leis aprendem disciplina através do futebol

Fale com a Redação