Abertas as inscrições para atuação no Programa de Extensão de Ensino de Línguas

35
(Foto: Divulgação)

O Programa de Extensão de Ensino de Línguas (Progeli) está com inscrições abertas para interessados em atuar como bolsista ou como voluntário. Há vagas para professores e monitores em diversos idiomas e para apoio pedagógico na secretaria. A atuação será em Campo Grande e on-line e as inscrições gratuitas podem ser feitas até 5 de fevereiro, aqui

Para a coordenadora do programa e professora da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação, Gabriela Claudino, o Progeli atua como uma residência pedagógica. “Há diversas vantagens, tanto acadêmicas quanto profissionais e pessoais para os participantes”, aponta.

Além do acompanhamento de professores da Universidade, que fazem palestras e reuniões pedagógicas especialmente sobre metodologias de ensino, os estudantes que irão atuar como professores e monitores terão como benefícios na formação acadêmica e pedagógica: integração entre teoria e prática, com a vivência real do ensino, e o desenvolvimento de competências didáticas por meio do planejamento de aulas, gestão de sala de aula e técnicas de avaliação. “Com isso, fortalecem suas identidades profissionais de professores de línguas, e recebem ainda a certificação para comprovação da experiência em ensino de línguas e também poderão contabilizar as horas como atividades acadêmicas complementares”, informa.

Ainda conforme a professora,  os benefícios da atuação como apoio pedagógico incluem a ampliação da visão sobre o ensino-aprendizagem para além da sala de aula, uma compreensão aprofundada do funcionamento pedagógico de cursos de línguas quanto aos níveis, avaliações, certificações e calendário acadêmico; conhecimento sobre a articulação entre prática administrativa e objetivos pedagógicos, lidando com procedimentos administrativos do setor público como editais, normas e sistemas institucionais; e o desenvolvimento de empatia, ética profissional e responsabilidade, com o atendimento aos estudantes, professores e público externo. “Os selecionados irão desenvolver competências em gestão acadêmica, secretaria escolar e atendimento institucional; na elaboração e controle de documentos oficiais, relatórios e planilhas; e terão participação direta na democratização do acesso ao ensino de línguas, sendo continuamente expostos a línguas estrangeiras em contexto acadêmico. Terão reconhecimento institucional e há a possibilidade de cartas de recomendação, além da certificação”, indica. 

As vagas para professores e monitores estão distribuídas nos idiomas Inglês, Espanhol, Francês, Alemão, Libras, Italiano, línguas orientais, línguas indígenas e Português como língua estrangeira, nas modalidades presencial e a distância. Os selecionados para esta atuação e também para apoio pedagógico na secretaria irão receber bolsas mensais para 20 horas semanais de atividades no valor de R$ 850,00, de março a dezembro de 2026. 

A prioridade será para estudantes de graduação dos cursos de Letras ou cursos ligados a marketing e comunicação da UFMS, mas conforme o preenchimento das vagas poderão ser contemplados também estudantes de outras licenciaturas e cursos da Universidade, além de estudantes de pós-graduação, servidores e egressos, nesta ordem. A seleção dos professores e monitores será feita por análise do currículo e prova didática. Já para o apoio pedagógico na secretaria, será por análise do currículo.

Os critérios para candidatura, o número de vagas por idioma, o cronograma completo e mais informações podem ser acessados no edital. Todos os editais e demais informações sobre o processo seletivo serão publicados nas páginas da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (Proece) e do Progeli.