13/01/2016 07h30
Ações preventivas da Guarda Municipal nos terminais oferecem segurança aos usuários do transporte coletivo
PMCG
A Guarda Civil Municipal intensificou, entre os meses de agosto a dezembro de 2015, ações para combater e reduzir índices de violência e vandalismo nos terminais de ônibus de Campo Grande. Com atuações constantes nos terminais Morenão, Aero Rancho, Júlio de Castilho, Guaicurus, General Osório e Nova Bahia, foram realizadas mais de 2.400 rondas, 71 boletins de atendimento, 35 boletins de ocorrências, 13 prisões, 9 apreensões, 18 apreensões de matérias, 94 abordagens e 127 abordagens de trânsito. O mês de setembro foi o que registrou um maior número de incidentes, com 23 boletins de atendimento e 12 boletins de ocorrências.
Quem utiliza o transporte coletivo da Capital todos os dias, como a auxiliar de serviços gerais, Guilhermina Santos dos Reis, 62 anos, sabe a importância do trabalho da Guarda Municipal para preservar a segurança da população nos terminais de ônibus. “O fato de ter mais segurança deixa não só a gente mais tranquila, também nossos familiares. Eu pego duas linhas por dia para trabalhar e minha neta também utiliza o ônibus para ir à escola. Só de saber que tem segurança, me sinto mais confortável em utilizar o transporte coletivo”, comenta a auxiliar.
Mais segurança nas escolas
Desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Campo Grande, o Plano de Ação Emergencial de Proteção às Escolas (Paepe) também atuou pela segurança nas escolas, registrando em 2015, do dia 1 de outubro a 18 de dezembro de 2015, 6.350 rondas nas imediações dos estabelecimentos educacionais, onde foram feitas 589 abordagens, sendo que essas abordagens geraram 19 prisões e 22 apreensões de jovens. No total, foram feitos 29 boletins de ocorrência.
Segundo o secretário municipal de Segurança, Luidson Noleto, o projeto é importante para coibir a ação de criminosos e diminuir a criminalidade. “Esta ação da Guarda Civil Municipal nas escolas, praças e terminais onde têm fluxo de alunos foi bem aceita e conseguimos coibir a ação de pessoas portando drogas, menores apreendidos, jovens com facas que ajudou a diminuir a violência nas proximidades das escolas”, pontuou o secretário.
Com a ação da Guarda Municipal, o representante comercial Dimas Silva dos Anjos tem a possibilidade de deixar seu filho de 12 anos em segurança enquanto segue para o seu local de trabalho. “É fundamental que o poder público se preocupe com a segurança dos nossos filhos e da nossa família e saber que a Guarda Municipal está atuando nas escolas nos dá mais tranquilidade para trabalhar enquanto nossos filhos estão estudando”, diz Silva.
