31.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 18 de setembro, 2025
spot_img

Adélio Bispo passa por nova perícia que pode determinar sua liberdade

Adélio foi o autor da suposta facada contra Bolsonaro, em setembro de 2018

Uma nova perícia médica de Adélio Bispo de Oliveira, autor da facada em Jair Bolsonaro (PL), será realizada nesta segunda-feira (25), em Campo Grande. A avaliação será feita por peritos da Justiça Federal e deve determinar sobre a cessação ou permanência da periculosidade, o que pode resultar na liberdade dele.

No último dia 14 de junho venceu o prazo máximo de três anos da internação sem que uma nova consulta fosse realizada. A internação foi aplicada em junho de 2019, após Adélio Bispo ser considerado inimputável em razão de problemas mentais. Isso impediu uma condenação pela facada em Bolsonaro. Como nem o presidente nem o Ministério Público recorreram da decisão, o processo transitou em julgado. Com isso, não há chance de que seja retomado para uma eventual condenação.

A avaliação está prevista para começar às 8h e pode se estender até às 18h. O objetivo é saber se Adélio representa perigo para a sociedade. Os profissionais irão responder quesitos apresentados pelo Ministério Público Federal (MPF) e pela Defensoria Pública da União (DPU), entre eles, se o quadro de saúde mental apresentado pelo paciente no exame pericial citado na sentença persiste.

A data foi determinada pelo juiz federal Luiz Augusto Iamassaki Fiorentini, da 5ª Vara Federal de Campo Grande. Segundo a ordem judicial, o diretor do Presídio Federal, pertencente ao Departamento Penitenciário Federal (Depen), deverá providenciar o que for necessário para a realização da perícia, inclusive os prontuários do interno. Foram também intimados o MPF e a DPU, para ciência e, se necessário, informarem os assistentes técnicos.

O laudo pericial deverá ser juntado em até 30 dias após a conclusão dos trabalhos.

A facada

Bolsonaro foi esfaqueado no dia 6 de setembro de 2018, enquanto fazia campanha na rua Halfeld, localizada na cidade mineira de Juiz de Fora. Ele precisou ser levado às pressas para a Santa Casa de Misericórdia de JF para passar por cirurgias. Nos anos seguintes, ele continuou fazendo operações para se recuperar e tem enfrentado, até hoje, problemas de saúde em razão do atentado.

Fale com a Redação