Adriane Lopes não atende pedido de 20% de desconto, mas prorroga vencimento do IPTU para 12 de fevereiro

57
Contribuintes questionam IPTU 2026 (Foto: Reprodução/Capital News)

Ainda sem fornecer os esperados 20% de desconto para o pagamento à vista, a Prefeitura de Campo Grande decidiu apenas ampliar o prazo do vencimento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Com isso, ao contrário da data limite do dia 12 de janeiro, agora os contribuintes poderão efetuar o pagamento até o dia 12 de fevereiro.

Saiba mais:
Vídeos de buracos nas ruas da Capital pipocam nas redes sociais dias antes do vencimento do IPTU
Em nota, Câmara ‘tira o seu da reta’ e anuncia equipe técnica para avaliar o IPTU
Carnês do IPTU 2026 geram dúvidas e reclamações em Campo Grande

A decisão foi tomada nessa quarta-feira (07) pela prefeita Adriane Lopes, porém, sem atender aos pedidos dos moradores que querem pagar o imposto à vista, ou seja, na sua totalidade, mas com a contrapartida de 20% na redução. A prorrogação do prazo também foi tomada mediante acordo com a Câmara Municipal e a seccional de Mato Grosso do Sul da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MS).

Embora não tenha atendido, de fato, ao clamor dos populares, o Município pontuou que a medida “demonstra sensibilidade com o momento vivido e reforça o compromisso da gestão municipal em buscar soluções equilibradas e responsáveis para facilitar a vida do cidadão”, cita a nota da assessoria da Prefeitura.

“Com isso, o cidadão terá todo o mês de janeiro e mais 12 dias de fevereiro para realizar o pagamento à vista com 10% de desconto. Vamos ampliar o atendimento no Centro de Atendimento ao Cidadão, reforçando as equipes para melhor atender a população”, destacou o secretário municipal de Governo e Relações Institucionais, Ulysses Rocha.

Ainda no entendimento do Município, ao estender o prazo, a gestão reafirma sua postura de escuta ativa, diálogo institucional e responsabilidade fiscal, equilibrando a necessidade de arrecadação com a realidade financeira dos contribuintes. “A iniciativa busca garantir que mais famílias tenham condições de aproveitar o desconto, evitando a inadimplência e promovendo justiça tributária”, finaliza.

Para informações sobre IPTU em Campo Grande, use o telefone (67) 4042-1320 (WhatsApp) para emissão de guias e consulta de débitos, ou ligue para o número municipal 156 para atendimento geral, com a opção de atendimento presencial na CAC em casos específicos, além do site iptu.campogrande.ms.gov.br