Adriane Lopes tem maior rejeição entre prefeitos das capitais, aponta pesquisa

20
Prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (Foto: Karine Matos/PMCG)

Levantamento AtlasIntel mostra que 79% desaprovam a prefeita de Campo Grande

A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), aparece com o maior índice de rejeição entre os prefeitos das 26 capitais brasileiras, segundo a pesquisa Ranking dos Prefeitos, divulgada pelo instituto AtlasIntel. A chefe do Executivo municipal ficou na última colocação nos dois critérios avaliados pelo levantamento: aprovação pessoal e avaliação da gestão.

De acordo com os dados, 79% dos entrevistados afirmaram que desaprovam Adriane Lopes como prefeita. Apenas 14% disseram aprovar a atuação da gestora, enquanto 7% não souberam opinar.

Quando a pergunta foi sobre a avaliação do governo municipal, o resultado também foi negativo. Para 66% dos participantes, a administração de Adriane Lopes é ruim ou péssima. Outros 26% classificaram a gestão como regular, 6% consideraram ótima e 2% não responderam.

Perfil de quem desaprova

O levantamento também traçou o perfil dos eleitores que desaprovam a prefeita da Capital. Entre os entrevistados que avaliaram negativamente Adriane Lopes, 89,2% são homens, com idade predominante entre 25 e 34 anos. Ainda segundo a pesquisa, 88,8% desse grupo têm renda familiar entre R$ 3 mil e R$ 5 mil.

Metodologia

A pesquisa Ranking dos Prefeitos ouviu cerca de 1.491 pessoas em Campo Grande, entre os dias 6 de outubro e 5 de dezembro de 2025. As entrevistas foram realizadas de forma virtual, por meio da metodologia RDR (Recrutamento Digital Aleatório).

Nesse modelo, os entrevistados são abordados enquanto navegam na internet, por meio de banners ou pop-ups exibidos em sites, portais e redes sociais, funcionando em celulares, computadores e tablets. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Comparação nacional

Na outra ponta do ranking, o prefeito mais bem avaliado do país é Eduardo Braide (PSD), de São Luís (MA), que registrou 82% de aprovação, segundo o AtlasIntel.