Aena assume também administração do aeroporto de Corumbá nesta sexta-feira

287

O Enfoque MS noticiou na segunda-feira (7), que a ADM dos Aeroportos de Ponta Porã e Corumbá passa nesta semana à AENA . A nova administração-concessão, no início da semana, se abriu na fronteira do Brasil-Mato Grosso do Sul com o Paraguai, e fechando a semana a nova concessionária, passa a gerir o aeroporto, também fronteiriço, mas de Brasil-MS com a Bolívia. A Aena, maior operadora aeroportuária do mundo em número de passageiros, assumiu à 0h desta sexta-feira (10), a administração do aeroporto de Corumbá, como já aconteceu no mês passado, com o Aeroporto Internacional de Campo Grande. 

O primeiro voo sob a nova gestão foi da empresa Azul 2690, proveniente de Campinas (SP) e com pouso previsto no terminal sul-mato-grossense às 8h25 (horário local de MS). A primeira decolagem será do voo Azul 2690, às 10h10, que prossegue viagem com destino a Bonito (MS). Os voos são operados com jatos Embraer 195.

O aeroporto de Corumbá foi o primeiro a ser construído na região Centro-Oeste do Brasil. Em 2019, último ano antes da pandemia, o terminal recebeu 27.795 passageiros. Em 2022, foram 36.942 passageiros. Até setembro deste ano, já passaram pelo terminal 19.999 passageiros.

Porta de entrada do Pantanal e próximo à Bolívia e ao Paraguai, o aeródromo de Corumbá receberá melhorias, a fim de deixá-lo mais seguro, sustentável e confortável aos passageiros. A Aena planeja uma ampliação de cerca de 50% no terminal de passageiros, passando dos atuais 1.950 metros quadrados para 2.850 metros quadros.

Privatização – Concessão

Em agosto do ano passado, a Aena venceu a licitação da sétima rodada de concessões para gerir 11 novos aeroportos nos Estados de Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Pará. A concessionária, vem de grupo da Espanha, que já oeprava no Brasil, em seis aeroportos da região Nordeste.

Conforme, dados de processo de ‘privatização’ ou concessão público privado, que ocorreu homologação, ainda no fim do ano passado, até o final deste mês de novembro de 2023, a Aena terá sob sua gestão, um total de 17 aeroportos em nove estados brasileiros, que respondem por cerca de 20% do tráfego aéreo nacional.

Em MS, são os três maiores e principais, em Campo Grande, iniciado no começo do mês passado, bem como já operando nesta semana, o aeroporto de Ponta Porã, que é o segundo mais movimentado no Mato Grosso do Sul. Em 2022, foram 53.211 passageiros. Até setembro deste ano, já passaram pelo terminal 52.951 passageiros.

O aeroporto de Ponta Porã foi o quarto, e, Corumbá, o quinto dessa rodada a passar para o controle da Aena. A empresa assumirá a operação dos demais aeroportos, de forma escalonada, até o dia 30 de novembro.

Investimentos em Corumbá

Para aumentar a segurança, a Aena irá instalar um PAPI (Indicador de Trajetória de Aproximação de Precisão) em uma das cabeceiras, além de áreas de segurança de final de pista em ambas as cabeceiras. O pátio de aeronaves também receberá melhorias, tanto para aviação geral como para aviões comerciais, que passarão a ter quatro posições de estacionamento.

A Aena entrega até dezembro o anteprojeto à Anac com os planos para a modernização do terminal. As obras devem começar no segundo semestre de 2024, com previsão de entrega em 2026.

Em agosto do ano passado, a Aena venceu a licitação da sétima rodada de concessões para gerir 11 aeroportos nos Estados de Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Pará. O aeroporto de Corumbá é o quinto dessa rodada a passar para o controle da Aena. A empresa assumirá a operação dos demais aeroportos, de forma escalonada, até o dia 30 de novembro.

Antes mesmo de iniciar as operações, a Aena já realizou pagamentos iniciais de R$ 3,3 bilhões para assumir a administração dos 11 aeroportos. Durante a primeira fase do processo, foram feitas a elaboração e aprovação dos planos de transferência operacionais. Para isso, a companhia fez visitas técnicas aos 11 aeroportos com uma equipe de mais de 60 profissionais, que participaram de 40 reuniões com cerca de 100 stakeholders diferentes. A Aena também promoveu quase 14 mil horas de treinamento a mais de 170 profissionais que vão atuar nesses aeroportos.

Atualmente, a companhia opera os aeroportos de Congonhas, em São Paulo, Campo Grande (MS), Ponta Porã (MS), Uberlândia (MG), Recife (PE), Maceió (AL), João Pessoa (PB), Aracaju (SE), Campina Grande (PB) e Juazeiro do Norte (CE).

Nos aeroportos do Nordeste, sob administração da Aena desde 2020, a empresa já investiu cerca de R$ 2 bilhões em obras, equipamentos e sistemas para melhorar tecnologia, segurança e conforto, implantando o padrão Aena nestes equipamentos, com ampliação dos espaços e acréscimo de capacidade operacional.

Ao final do processo da nova rodada, a Aena estará presente em nove estados do país, com a gestão de 17 equipamentos que são responsáveis por cerca de 20% do tráfego aéreo nacional.

ADM dos Aeroportos de Ponta Porã e Corumbá passa nesta semana à AENA

A partir de hoje, aeroporto de Campo Grande tem nova administração

Aena Brasil assume a administração do aeroporto de Campo Grande na próxima sexta-feira

Confira o cronograma para os próximos aeroportos:

13/11 – Uberaba (MG)
16/11 – Montes Claros (MG)
21/11 – Marabá (PA)
24/11 – Carajá (PA)
27/11 – Santarém (PA)
30/11 – Altamira (PA)