Agências bancárias são autuadas por mau atendimento aos consumidores na Capital

460

Após receber diversas denúncias de mau atendimento, o Procon Estadual autuou agências bancárias na Capital. Foram fiscalizados, o Banco Mercantil do Brasil e Santander no centro, além da Caixa Econômica Federal na vila Alba.

Nas agências, os fiscais flagraram repetidas infrações aos direitos do consumidor, como formação de filas externas às agências, sem oportunizar senhas para organização do atendimento, apenas ocorrendo, quando do acesso à agência do Mercantil e do Santander. Para agravar mais a situação, não havia atendimento prioritário e o tempo de espera excedia o que prevê a lei estadual e municipal.

A fiscalização presenciou uma demora de quase uma hora para o atendimento do cliente/consumidor, em dias normais.

No Mercantil, também foi observado pela fiscalização que não havia atendimento de caixas, apesar de um aviso que comunicava a suspensão desse serviço a partir da próxima quinta-feira (17), em função da transformação do local em posto de atendimento. Igualmente, não havia registro eletrônico das senhas que eram marcadas à mão para a entrega.

No Santander a equipe encontrou número reduzido de clientes e de funcionários nas área interna, entretanto a fila do lado de fora era bastante longa tendo as pessoas afirmado que demoram cerca de 40 minutos para chegar à porta do banco, não havendo ordem no atendimento ou atendimento prioritário.

Na Caixa Econômica também foi registrado tempo excessivo inclusive para quem tem direito a atendimento prioritário que recebia senha comum e, para piorar, o registro de saída após conseguir encaminhar suas demandas se dava com  escrita manual, não sendo feito eletronicamente.